Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS reforça pressão para que Anvisa mantenha proibição do agrotóxico Paraquate

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS reforça pressão para que Anvisa mantenha proibição do agrotóxico Paraquate

 

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 11h57
imagem sem descrição.

A partir de terça-feira (22/09) está proibida a utilização e comercialização do herbicida no Brasil. O veneno, proibido em vários países seguia sendo utilizado no Brasil, causando sérios danos à população

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a proibição do uso e comercialização do herbicida Paraquate a partir de terça-feira (22/09). A decisão foi tomada após reunião realizada no último dia 11, entre o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, parlamentares e representantes de entidades que atuam em defesa da saúde e da vida, entre eles o conselheiro nacional de saúde Artur Custódio.

A proibição da venda e utilização do Paraquate, a partir de 22 de setembro, foi estabelecida ainda em 2017 em resolução editada pela Anvisa. Porém, a agência estava analisando o pedido dos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para que a proibição passasse a valer somente a partir de julho de 2021.

Conforme a própria resolução da Anvisa, a reavaliação do prazo estabelecido estaria condicionada à apresentação de evidências científicas de que o composto não traz riscos à saúde das pessoas.

“Não tem nada de novo que pudesse reabrir a discussão, a não ser o interesse econômico. Está mais do que provado os malefícios que esse agrotóxico provoca à saúde”, afirma Artur Custódio, que coordena a Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (Civs) do CNS. “É fundamental a posição da Anvisa em defesa da saúde, principalmente dos agricultores que trabalham nas plantações de soja”.

A substância é proibida em mais de 50 países e em toda a União Europeia desde 2007. No Brasil, é um dos agrotóxicos mais utilizados. Entre outros males, o Paraquate promove o acúmulo de células envelhecidas no cérebro, que podem contribuir para a degeneração de neurônios e causar doença de Parkinson.

Com a manutenção do prazo para proibição, empresas deverão recolher os estoques disponíveis em estabelecimentos comerciais e em posse de agricultores em até 30 dias. De acordo com a Lei dos Agrotóxicos (7.802/1989), quem produzir, comercializar, transportar, aplicar agroquímicos não autorizados poderá sofrer pena de reclusão de dois a quatros anos, além de multa.

Foto: Alam Ramirez Zelaya

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página