Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE FALECIMENTO: CNS lamenta morte de conselheiro nacional Gileno José dos Santos

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

NOTA DE FALECIMENTO: CNS lamenta morte de conselheiro nacional Gileno José dos Santos

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 11h56

É com profundo pesar que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) comunica o falecimento do conselheiro nacional Gileno José dos Santos, representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi/CUT). Gileno faleceu neste domingo (20/09), em Praia Grande (SP), após complicações devido a um edema na região do pescoço. Nossa solidariedade aos amigos, familiares, colaboradores, ativistas do controle social na saúde e companheiros de luta, que tiveram a honra de conviver ao lado de um exemplo de compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Gileno tinha 65 anos, deixa a esposa Dinah Camargo, quatro filhos e seis netos.

O conselheiro atuou em lutas históricas, contribuindo para a conquista de direitos para a população de aposentados, pensionistas e idosos. Participou de muitas reuniões em Brasília, não lhe faltando disposição para manifestações, conferências, reuniões e debates junto às Centrais Sindicais. No Sintapi, era secretário de Saúde & Meio Ambiente, onde atuou pelo fortalecimento da política pública de Seguridade Social, em defesa da Previdência Social pública, universal e de qualidade, contra as privatizações sempre junto à classe trabalhadora.

Nesse processo, sua contribuição para a efetivação dos diretos humanos a todos os brasileiros e brasileiras, atuando como conselheiro nacional de saúde, foi fundamental e continuará reverberando em nossas práticas e desafios em defesa dos direitos da população trabalhadora e do SUS. O velório será nesta segunda (21/09), entre 13h e 15h, na Osan Funerária (Rua Maria do Carmo Ferro Gomes Ornelas, 82. Vila Antartica), em Praia Grande (SP). 

Conselho Nacional de Saúde

registrado em:
Fim do conteúdo da página