Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Se não fosse o SUS, seria muito mais difícil enfrentarmos a crise sanitária”, diz Pigatto em Fórum sobre Saúde Pública

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

“Se não fosse o SUS, seria muito mais difícil enfrentarmos a crise sanitária”, diz Pigatto em Fórum sobre Saúde Pública

  • Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 17h22

O presidente do CNS reforçou a mobilização pela manutenção do recurso emergencial para o SUS em 2021, por meio da petição pública do controle social

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou virtualmente de um dos debates do  5º Fórum Regional do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), nesta segunda-feira (21/09). Com o tema “O SUS é mais que saúde pública de qualidade – Que SUS poderemos ter? Quem vai sustentar?”, Pigatto falou sobre a luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) especialmente nesse cenário pós-pandemia. 

“A pandemia chegou no pior momento do Sistema Único de Saúde e, mesmo assim, ele deu a resposta necessária. Se não fosse o SUS, seria muito mais difícil enfrentarmos essa crise sanitária”, destacou. 

Pigatto, a presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo, e a presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lúcia Souto, reforçaram a mobilização pela manutenção do recurso emergencial para o SUS no próximo ano, por meio da petição pública: O SUS merece mais em 2021.

A petição pública do CNS tem o objetivo de sensibilizar deputados e senadores para garantir a continuidade do orçamento emergencial para a saúde em 2021 e já conta com mais de 140 mil assinaturas. 

Para assinar, clique aqui

O debate virtual foi apresentado pela vice-presidente da Asfoc, Mychelle Alves, e também contou com a participação do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Silva Paim e da doutora em Saúde Pública e ex-diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Tânia Celeste. 

Confira debate na íntegra

Manifesto em defesa do SUS

Ainda no primeiro dia do 5º Fórum Regional da Asfoc-SN, a Diretoria Executiva do Sindicato lançou um manifesto em defesa do SUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do desenvolvimento inclusivo, baseado na ciência e tecnologia a serviço das demandas sociais e dos interesses do país. O evento segue de forma virtual até sexta-feira (25/09).

Acompanhe aqui a programação completa.

Foto: Terra

Ascom CNS

Com informações da Asfoc-SN

registrado em:
Fim do conteúdo da página