Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA DE PESAR: CNS lamenta morte de João Rodrigues Filho, ex-conselheiro nacional de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

NOTA DE PESAR: CNS lamenta morte de João Rodrigues Filho, ex-conselheiro nacional de Saúde

  • Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h35
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lamenta profundamente a morte de João Rodrigues Filho, 71, ex-conselheiro nacional de Saúde, que nos deixou nesta quarta (14/10), no estado da Paraíba. As causas da morte ainda estão sendo averiguadas. Ele era carinhosamente chamado pelos colegas de controle social de “Joãozinho”. Nossa solidariedade aos(às) amigos(as), familiares, colaboradores(as), ativistas do controle social na Saúde e companheiros(as) de luta, que conviveram ao lado de um exemplo de compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde no Brasil.

 

João era presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde do Nordeste – Fettessne e secretário de Finanças do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST). Também foi conselheiro nacional de Saúde, entre 2012 e 2018, e coordenador adjunto da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) no CNS, trazendo uma contribuição grandiosa para o controle social na saúde a partir de sua vasta experiência com as demandas da população trabalhadora no país, ainda mais no atual contexto de perda de direitos trabalhistas.

 

O CNS expressa sua solidariedade, em especial, à família do ex-conselheiro, salientando que sua dedicação ao SUS ficará como lembrança e legado para todos e todas. A contribuição de “Joãozinho” em defesa uma Saúde pública e de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras foi fundamental para o CNS e diversos outros espaços onde ela atuava. Sua trajetória e ensinamentos continuarão reverberando em nossas práticas e desafios daqui para frente. O ex-conselheiro será homenageado na próxima reunião do CNS.

 

Conselho Nacional de Saúde

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página