Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 65ª Reunião Extraordinária online do CNS terá intérpretes de Libras para promover acessibilidade

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

65ª Reunião Extraordinária online do CNS terá intérpretes de Libras para promover acessibilidade

  • Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h00
imagem sem descrição.

A presença dos intérpretes também atende à demanda da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (Ciaspd), do CNS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizará sua 65ª Reunião Extraordinária nesta sexta, 23 de outubro,  virtualmente, a partir de 8h30. Será a primeira vez que o CNS vai realizar um encontro online com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é promover acessibilidade diante das pautas do controle social na Saúde. A presença dos intérpretes também atende à demanda da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (Ciaspd), do CNS.

Na  ocasião, o Ministério da Saúde fará contextualização sobre o Plano Nacional de Saúde 2020-2023. A expectativa de conselheiros e conselheiras é que as deliberações presentes no relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), realizada em 2019, tenham sido acatadas. A transmissão ocorrerá pelos canais do CNS e será aberta ao público.

O Plano Nacional de Saúde 2020-2023 é o instrumento central de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele orienta a implementação de todas as iniciativas de gestão, explicitando os compromissos setoriais de governo, além de refletir, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e a capacidade de oferta pública de ações, serviços e produtos para o seu atendimento. O ministro da Saúde Eduardo Pazuello também está convidado para o encontro com o controle social na sáude.

O relatório final da 16ª Conferência é composto por 31 diretrizes e 329 propostas oriundas de todos os estados brasileiros. A definição deste documento norteador ocorreu em agosto de 2019, após centenas de conferências municipais, estaduais, distrital e livres em todo o território nacional. A 65ª Reunião Extraordinária do CNS também vai debater o Relatório de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre do Ministério da Saúde.

Na ocasião, serão analisadas as demandas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt), do CNS, além da apreciação de outros instrumentos normativos do controle social na Saúde.

Veja a pauta preliminar da 65ª RE na íntegra

Mais informações

Foto: Agência Brasil

registrado em:
Fim do conteúdo da página