Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretário de Vigilância em Saúde apresenta o Programa Vigiar SUS à Mesa Diretora do CNS

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Secretário de Vigilância em Saúde apresenta o Programa Vigiar SUS à Mesa Diretora do CNS

  • Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 17h16
imagem sem descrição.

O novo programa do Ministério da Saúde pretende ampliar e modernizar as ações locais para uma resposta mais rápida diante da Covid-19

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros esteve nesta quarta (16/12) na sede do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília. Na reunião com presidente do CNS Fernando Pigatto e membros da Mesa Diretora, o secretário apresentou o Programa Vigiar SUS, uma Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta à Emergência de Saúde Pública, lançado pelo governo em outubro deste ano.

As ações do Programa Vigiar SUS buscam fazer a detecção; o alerta às mudanças no cenário epidemiológico; a resposta articulada com estados, municípios e Distrito Federal; a prevenção e controle de surtos e epidemias. Com isso, o objetivo é criar estratégias de segurança nacional para ameaças, com melhor capacidade de preparação e resposta às emergências em saúde pública.

Para o secretário Arnaldo, o programa vai ampliar e modernizar as ações locais para uma resposta mais rápida sobre o comportamento do coronavírus. “O Vigiar vai aumentar cada vez mais a nossa capacidade de vigilância, de alerta à Covid-19 e resposta no nosso Sistema Único de Saúde”, explicou. Informou ainda, que o investimento do Governo Federal é de R$ 1,5 bilhão.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, agradeceu a apresentação do programa e destacou que a vacina é a melhor opção para controlar a transmissão do coronavírus. “O CNS sempre defendeu o direito à vida, a democracia e o SUS. O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 deve garantir efetivamente uma cobertura vacinal para todas e todos, com divulgação, incentivo e mobilização”, afirmou.

 

 

Disposição para o diálogo

“O Conselho merece toda honra porque é daqui que surgem as grandes políticas do SUS, que devem ser pensadas, pactuadas e avaliadas. E é nesse contexto que a gente se dispõe a vir, quantas vezes forem necessárias, para prestar contas ao controle social brasileiro. E o olhar de vocês é crucial para que na ponta as coisas aconteçam efetivamente”, afirmou o secretário Arnaldo, informando também que o plano de vacinação está em permanente construção.

Pigatto também resgatou o processo de construção da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, realizada em 2018, com a participação de 1820 conferencistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. As diretrizes para a Política Nacional de Vigilância em Saúde, considerada um marco histórico na construção de políticas para o SUS, foram elaboradas por delegados da sociedade e do governo.

Entre os participantes da reunião, os conselheiros Moysés Tonilo e Neilton Araújo e as conselheiras Vanja dos Santos e Priscilla Viégas, que também compõem a Mesa Diretora do CNS.

Quais são os eixos do programa?

O Programa Vigiar SUS possui oito eixos estratégicos: fortalecimento da rede de Laboratórios Centrais, estudo de prevalência de Covid-19 no Brasil, imunização para Covid-19, equipes de pronta-resposta, rede Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RenaVEH), vigilância sentinela das síndromes respiratórias e serviço de verificação de óbito.

Saiba mais sobre o Programa Vigiar SUS

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página