Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda que estados e municípios priorizem idosos na vacinação, principais vítimas da Covid-19

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda que estados e municípios priorizem idosos na vacinação, principais vítimas da Covid-19

  • Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 15h53
imagem sem descrição.

O documento também é direcionado aos conselhos de gestores de saúde, para que atuem juntos aos secretários de saúde dos estados e municípios

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou nesta terça (04/03) que governos estaduais, municipais e do Distrito Federal priorizem idosos na vacinação contra a Covid-19. O documento também é direcionado ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para que atuem juntos aos secretários de saúde dos estados e municípios.

A recomendação do CNS considera que as pessoas idosas foram incluídas nos grupos de risco determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e são as principais vítimas fatais da doença, cujos óbitos têm representado em torno de 72% do total dos óbitos por Covid-19 no mundo.

Outro fator destacado pelo documento é a necessidade do cumprimento do Estatuto do Idoso, garantido pela Lei 10.741, de 01 de outubro de 2003. A legislação garante que idosos sempre devem ser imunizados entre os grupos prioritários, conforme está estabelecido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Situação gravíssima no país

Nos últimos dias, diversos estados voltaram a adotar medidas restritivas de distanciamento diante do número alarmante de mortes no país. Nas últimas 24h, foram registradas 1910 mortes pela doença, conforme indica o Painel Covid-19 do Ministério da Saúde. Este é o maior número de óbitos diários no país desde o início da pandemia.

Ontem (3/04), em live do CNS com diversos especialistas sobre vacinação, foi destacado que o Brasil, apesar de ter uma estrutura preparada para vacinar toda a população, segue sem estratégia para imunização.

Leia a recomendação na íntegra

Foto: Governo do Ceará

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página