Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Fiocruz lança curso online aberto a todos sobre vacinação contra a Covid-19

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Fiocruz lança curso online aberto a todos sobre vacinação contra a Covid-19

  • Publicado: Terça, 02 de Março de 2021, 15h50
imagem sem descrição.

O objetivo é atualizar e capacitar as equipes profissionais envolvidas na cadeia de vacinação contra a Covid-19, bem como outros profissionais de saúde, da comunicação e demais interessados no tema

O Campus Virtual Fiocruz, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG) e com o apoio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI), lançou nesta quinta-feira (4/03) o curso Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos.

O objetivo é atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais envolvidas na cadeia de vacinação contra a Covid-19, bem como outros profissionais de saúde, da comunicação e demais interessados no tema.

O curso é composto de 5 módulos e 19 aulas, distribuídos em uma carga horária de 50h. Para obter o certificado o aluno deve cumprir a carga horária do curso e atingir 70% de pontuação na avaliação final.

A formação é online, gratuita, autoinstrucional (não conta com tutoria) e pode ser cursada conforme a necessidade do participante. Além das aulas, o participante tem acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes.

Ao final da formação espera-se que o participante seja capaz de contextualizar a importância das vacinas; conheça a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; entenda as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; tenha conhecimento das especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda possa orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população em situação de rua.

Faça a sua inscrição

Curso integra conjunto de iniciativas educacionais da Fiocruz no combate à pandemia

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, destacou que o curso integra um conjunto de iniciativas educacionais que a Fiocruz vem promovendo para a qualificação dos profissionais do SUS no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Segundo Cristiani, são diversas as linhas de enfrentamento da pandemia promovidas pela Fundação, sendo as ações educacionais transversais a todas elas. “Essa atualização é fundamental para a efetividade da campanha de vacinação e o controle da doença. É importante ressaltar que, além da disponibilidade de vacinas para todos, precisamos de profissionais qualificados na Atenção Primária à Saúde nos diferentes municípios do país. O curso é resultante de uma grande parceria e sua elaboração contou com a participação de profissionais de várias unidades da Fiocruz”, comentou.

“Nosso curso oferece um conteúdo extremamente relevante e atual, com recursos educacionais que promovem maior interação com os alunos, como infográficos, animações em 3D, podcasts, vídeos, entre outros”, adiantou a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel.

Ela revelou ainda que o processo de desenvolvimento da formação representou um desafio enorme: “Queríamos compartilhar conhecimento o mais rápido possível para os profissionais e a população, mas as vacinas ainda estavam em testes, algumas na fase 3, e tínhamos que garantir a informação segura, comprovada e em constante validação”.

Conheça os assuntos abordados e a estrutura do curso

Módulo 1 – Introdução às vacinas: conceitos, desafios e desenvolvimento

Aula 1 – Introdução às Vacinas e Vacinação: conceitos, importância e histórico
Aula 2 – Os desafios da vacinação
Aula 3 – Cobertura vacinal: panorama, desafios e estratégias
Aula 4 – Desenvolvimento e Produção de vacinas

Módulo 2- Vacinas Covid‑19: produção, transporte, conservação e armazenamento

Aula 1 – Vacinas Covid‑19
Aula 2 – Conservação, armazenamento e transporte
Aula 3 – Resíduos dos serviços de saúde
Aula 4 – Evidências científicas das vacinas Covid‑19: resultados dos estudos clínicos – eficácia, segurança

Módulo 3 – Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos

Aula 1 – Planejamento e organização do processo de vacinação
Aula 2 – Monitoramento e controle do processo de conservação da vacina
Aula 3 – Procedimentos para vacinação

Módulo 4 – Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas

Aula 1 – Vacinação no contexto da população indígena
Aula 2 – Vacinação no contexto da população de rua
Aula 3 – Vacinação no contexto da população privada de liberdade
Aula 4 – Vacinação no contexto dos residentes em Instituições de Longa Permanência
Aula 5 – Vacinação no contexto das populações ribeirinhas

Módulo 5 – Vacinas e vigilância

Aula 1 – Fundamentos da Farmacovigilância
Aula 2 – Farmacovigilância de vacinas
Aula 3 – Vigilância de Eventos Adversos pós-vacinação – vacinas Covid‑19

Fonte: Fiocruz

registrado em:
Fim do conteúdo da página