Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Covid-19: CNS e Frente Pela Vida denunciam calamidade no Brasil para instâncias internacionais

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Covid-19: CNS e Frente Pela Vida denunciam calamidade no Brasil para instâncias internacionais

  • Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 12h52
imagem sem descrição.

O documento apela à Opas/OMS e ONU para que chamem à responsabilidade o governo e alertem para as possíveis retaliações por desrespeitar as normas sanitárias

O Brasil registra mais de 10 milhões de casos e mais de 260 mil mortes por complicações da Covid-19 desde o início da pandemia. As medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde para prevenir e  diminuir a exposição ao vírus, não estão sendo incentivadas pela autoridade política do país. As vacinas, que poderiam dar uma resposta com maior celeridade para conter o vírus na população, também caminham a passos lentos. Diante desse cenário, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Frente Pela Vida decidiram levar essas preocupações para instâncias internacionais nesta segunda-feira (8/3).

Em Brasília, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, entregou uma carta assinada pelas entidades da Frente para a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross. O documento apela ao Presidente do Conselho Executivo e ao Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) que chamem à responsabilidade o governo brasileiro, convocando-o a controlar efetivamente o evento sanitário de maior proporção deste século.

“O Brasil se tornou o epicentro da pandemia e o governo precisa ser responsabilizado. O que se faz ou deixa de fazer aqui gera consequências de vida ou de morte para o nosso povo e para a população da América Latina e do mundo”, afirmou Pigatto.

O documento relata o agravamento da situação no país, desde janeiro de 2021, com mais de 75 mil casos novos e quase 2 mil  mortes  por dia. Com impacto mais significativo nas camadas vulnerabilizadas da população. “O país vive, nesse  momento, o colapso do seu sistema de saúde, tanto no setor público como no privado”.

A representante da Opas/OMS destacou o trabalho que vem sendo feito pelo CNS e pela Frente pela Vida, apontando preocupações com a segunda onda da pandemia que se impõe no Brasil. “Os dados que temos em relação ao que aconteceu na Europa e Estados Unidos mostram que o impacto na transmissão e na hospitalização é maior que na primeira e, por isso, pensamos que as medidas deve ser extremas, tanto de distanciamento, do uso de máscaras, de evitar aglomerações, uso de álcool gel e lavagem das mãos”, ressaltou Socorro, confirmando que o documento será encaminhado aos dirigentes da OMS. 

Carta chega à ONU

Em seguida, o vice-presidente eleito da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública (WFPHA) e integrante do atual Conselho da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio de Souza, encaminhou a carta para a Alta Comissária dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet. 

A carta apela que Conselho dos Direitos Humanos da ONU alertem o governo para as possíveis retaliações que o Brasil pode sofrer por desrespeitar as normas sanitárias internacionais e os direitos humanos. “O descontrole da pandemia no Brasil atinge não apenas os que aqui residem, mas ameaça o mundo todo com a disseminação de novas variantes do vírus”, destacou Luís Eugênio.

“A OMS e o Conselho dos Direitos Humanos da ONU não podem intervir diretamente no país, mas devem alertar o governo para as possíveis retaliações que o Brasil pode sofrer por desrespeitar as normas sanitárias internacionais e os direitos humanos”, completou.

Assista trecho da reunião com a Opas

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página