Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Porto Alegre define prioridades para a Saúde e elege delegados para etapa estadual da 16ª Conferência

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Porto Alegre define prioridades para a Saúde e elege delegados para etapa estadual da 16ª Conferência

  • Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 12h32

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS) encerrou no domingo, 14 de abril, com a votação das prioridades elencadas pelos participantes, a eleição da comissão de delegados que representará a capital gaúcha na etapa estadual, além da aprovação de 13 moções, que serão divulgadas em breve no site do evento. O tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” norteou as discussões da conferência. Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), participou do evento.

#PraCegoVer – na foto, Fernando Pigatto, presidente do CNS, ao microfone.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), a etapa final teve início na noite de sexta-feira, 12, com uma oficina de Ikebana, com a facilitadora Maria Alzira Grassi, e as apresentações culturais dos grupos Poetas Vivos e Levanta Favela.

Na mesa de abertura, além de Pigatto, estavam presentes os coordenadores do CMS/POA, Maria Letícia de Oliveira Garcia e Gilmar Campos, o vereador Marcelo Sgarbossa, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA), o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Cláudio Augustin, e o professor Matheus Neves, representando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para o presidente do CNS, o contexto atual exige que todos e todas atuem em unidade na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “É fundamental que busquemos a unidade de todos os segmentos que defendem o SUS, principalmente diante das ameaças de terceirização e privatização na saúde pública da capital gaúcha. Por isso, a atuação conjunta dos conselhos no Rio Grande do Sul é fundamental”, defendeu.

#PraCegoVer – Plenária do evento segurando bandeiras em um palco.

Após a mesa oficial, os participantes assistiram à aula debate com os debatedores Gastão Wagner de Souza Campos e Sandra Fagundes.

No segundo dia, 13, sábado, ocorreu o painel temático pela manhã com os painelistas Alcides Miranda, Célia Chaves, Dário Pasche e Ana Paula de Lima. Após o painel, o mestre Renato do Beaba tocou no hall do Salão de Atos da UFRGS. Na tarde, as discussões dos grupos de trabalho consolidaram o espaço de participação e representação da sociedade preparado pelas 8 pré-conferências regionais, realizadas em cada território das Gerência Distritais de Saúde (GDS) da cidade, no mês de março.

A etapa final contou com 950 inscritos, representantes dos segmentos dos trabalhadores, usuários, gestores e prestadores do Sistema único de Saúde (SUS). A etapa estadual do Rio Grande do Sul acontecerá de 24 a 26 de maio, em Porto Alegre.

#PraCegoVer – na imagem, homens e mulheres durante atividade do evento sentados em um pátio aberto.

Maria Letícia, na sua fala de abertura, destacou as lutas dos movimentos socias, citou as conquistas e avanços para a saúde pública e conclamou aos presentes para resistirem. “Se de um lado temos os atuais retrocessos, por outro precisamos destacar o protagonismo dos movimentos sociais inspirados pela história da participação popular”.

E finalizou. “Convoco esta 8ª Conferência Municipal de Saúde para respondermos com a nossa garra, nossa luta e com a nossa resistência na defesa do que o SUS é: universal, equânime, integral, regionalizado, hierarquizado, descentralizado e com comando único, sempre com participação popular. Assim é o SUS, patrimônio do povo brasileiro”.

#PraCegoVer – na imagem, destaque na mesa de abertura do evento.

Foto de capa: #PraCegoVer – na foto, pessoas em uma roda vista de baixo.

Fonte: Com informações de Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página