Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Transtorno do Espectro Autista precisa de mais visibilidade, afirmam conselheiros de saúde

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Transtorno do Espectro Autista precisa de mais visibilidade, afirmam conselheiros de saúde

  • Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 16h00

Ampliar a visibilidade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com perspectivas para o fortalecimento da rede pública de habilitação e reabilitação, esteve entre os destaques da 316ª Reunião Ordinária do Conselho nacional de Saúde (CNS), realizada nesta quinta-feira (11/04).

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, deficiências verbais, físicas e padrões restritos e repetitivos de comportamento. O TEA tende a persistir na adolescência e na idade adulta e, na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo estão no Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, estimam-se 2 milhões de casos de TEA, sendo que a metade ainda não foi diagnosticada. Destes, somente 20% tem vidas independentes ou parcialmente independentes e um em cada cinco estão em tratamento psiquiátrico ou psicológico.

A pouca oferta de tratamento para jovens e adultos está entre os principais problemas apresentados pela médica psiquiatra especializada em TEA Rosa Magaly Campelo Borba de Morais, durante a reunião. “O diagnóstico precoce é cada vez mais estudado, enquanto a vida adulta não recebe a mesma atenção. O desafio é pensar no autismo durante o período de envelhecimento”, avalia.

#PraCegoVer: Na foto, a Dra. Rosa Magaly ao microfone durante a reunião.[/caption]

Para Marion dos Santos Sales, mãe de Gabriel com 25 anos e Transtorno de Espectro Autista, a falta de visibilidade e preparação por parte das instituições e sociedade em geral são permanentes obstáculos a serem enfrentados. “O autista adulto é invisível. Ninguém está preparado, mas as pessoas precisam entender as nossas dificuldades. A gente precisa de ajuda, mas as instituições estão capengando. Eu gostaria muito de ter visibilidade “, desabafa.

A distribuição das unidades que apresentam serviços a pessoas com TEA no Brasil também é um entrave para a qualidade do tratamento. Conforme informações publicadas no livro Retratos do Autismo no Brasil, em todo país existem 650 instituições que assistem pessoas com TEA, no entanto a concentração destes profissionais está nas regiões sul e sudeste. Somente em São Paulo encontram-se 431 instituições.

“No Brasil, as ações ainda são muito insuficientes. É urgente a necessidade de aprofundar esse debate e pensar em uma estrutura que realmente os atendam, como ampliar as residências terapêuticas que fazem atendimento adequado a eles”, afirma a conselheira nacional de saúde Marisa Furia, mãe de Renato com 41 anos e Transtorno de Espectro Autista.

#PraCegoVer: Na foto, destaque em Marisa Furia, conselheira nacional de saúde, ao microfone.[/caption]

O plenário do CNS vai aprofundar a discussão nas próximas reuniões ordinárias. O tema foi trazido à pauta neste mês, quando se comemora o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar o conhecimento e reduzir o estigma em torno desta condição.


#PraCegoVer: Na foto, mães convidadas e seus filhos autistas posando depois da reunião.[/caption]

Foto de capa: #PraCegoVer: Na foto, conselheiras e convidados posando após a reunião.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página