Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS recomenda suspensão de portaria discriminatória que prevê método contraceptivo para mulheres vulnerabilizadas

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS recomenda suspensão de portaria discriminatória que prevê método contraceptivo para mulheres vulnerabilizadas

  • Publicado: Quarta, 05 de Maio de 2021, 19h07
imagem sem descrição.

Segundo o CNS, a portaria nº 13/2021, que incorpora o “implante subdérmico de etonogestrel” discrimina grupos de mulheres que vivem subalternidades

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou na última terça (04/05) recomendação voltada ao Congresso Nacional, Ministério da Saúde, conselhos de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e Ministério Público. O objetivo é impedir a implementação da portaria nº 13/2021, que prevê a incorporação do “implante subdérmico de etonogestrel” nas ações do SUS. Segundo a recomendação, o método é “desfavorável” para a vida das mulheres, além de ter sido direcionado a grupos como trabalhadoras do sexo, mulheres com HIV/Aids, em situação de rua, dentre outros grupos vulnerabilizados.

No Congresso Nacional, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 176/2021 já tramita com o objetivo de sustar a portaria. O pedido do CNS aos parlamentares é que o PDL seja avaliado “em regime de urgência”.  Segundo o documento do controle social, a nova portaria “não contempla as diretrizes da Política Integral da Saúde da Mulher, o princípio da universalidade nos serviços e ações de saúde do SUS e nega os princípios básicos da dignidade da pessoa humana e do direito ao pleno exercício da cidadania”.

A recomendação do CNS também orienta à pasta da Saúde que implemente políticas públicas de planejamento familiar, sempre observando o direito de autodeterminação, privacidade, intimidade, liberdade e autonomia individual, “sem discriminação, sem coerção e sem violência,  ampliação da oferta dos métodos contraceptivos, a serem disponibilizados de forma universal”.

De acordo com Vanja dos Santos, conselheira nacional de saúde representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), há discriminação na portaria. “No momento em que o ministério direciona um método contraceptivo para uma determinada camada da população vulnerabilizada, estigmatizada e até marginalizada, comete um erro gravíssimo de seleção, de eugenia”, criticou.   

Segundo ela, o Ministério da Saúde deveria ter pautado um amplo diálogo com grupos envolvidos, especialistas, CNS, com a sociedade civil organizada, o que não ocorreu. “Essa tem sido uma marca desse governo: a falta de diálogo, sobretudo em relação às políticas de saúde da mulher”, finalizou.

Ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o CNS recomenda que as Secretarias de Saúde não apliquem a medida, “pois princípios constitucionais são desrespeitados”. Ao Ministério Público, o controle social na Saúde recomendou que o órgão acompanhe a pauta seguindo a recomendação nº 599/2021, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que considerou o método “desfavorável” para as mulheres.

O que é o implante contraceptivo subdérmico de etonogestrel?

É um anticoncepcional em forma de bastão que é colocado logo abaixo da pele do braço, liberando uma pequena quantidade de um hormônio chamado etonogestrel (um tipo de progestagênio), que será responsável por evitar a gestação.

Leia a recomendação na íntegra

Foto: YahooNotícias

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página