Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS participa de encontro preparatório para Cúpula da ONU, que traça metas para melhorar alimentação no mundo

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS participa de encontro preparatório para Cúpula da ONU, que traça metas para melhorar alimentação no mundo

  • Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 15h02
Foto de capa: Istok
Foto de capa: Istok

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou nesta quarta (12/05) de encontro preparatório para a Cúpula de Sistemas Alimentares, evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em setembro de 2021 com o objetivo de definir metas e ações para aprimorar alimentação e nutrição no mundo. O debate preparatório foi online, transmitido pela página do Ministério das Relações Exteriores. 

A conselheira nacional de saúde Myrian Cruz, coordenadora da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição (Cian), do CNS, participou da discussão sobre o tema “Incentivando a Produção e o Consumo Saudável e Sustentável de Alimentos”. Representando Fernando Pigatto, presidente do Conselho, ela trouxe dados preocupantes, como os do Relatório Sindemia Global, publicado pela revista The Lancet, em 2019. 

“As mudanças climáticas, a obesidade e a desnutrição ameaçam a maior população mundial, impondo a necessidade urgente de reformulação dos sistemas de agropecuária, de transporte, de desenho urbano e de  uso de solo”, afirmou.

myrian

A conselheira também levantou dados do Relatório Orçamentos Familiares, que apontou que mais da metade dos domicílios brasileiros convivem com insegurança alimentar em 2021. “Um aumento de 36% em relação a 2018. 19 milhões de brasileiros que estão passando fome, segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia”.

Myrian destacou, ainda, as recomendações aprovadas pelo CNS que defendem o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira, a não aprovação do “Pacote do Veneno”, a taxação de bebidas açucaradas e refrigerantes pelo Congresso Nacional, entre outras iniciativas. Para ela, subsidiada pelos debates da comissão, “o consumo sustentável de carnes é uma das medidas que podem gerar impactos ambientais positivos”, destacou durante sua fala.

Saiba mais

O governo brasileiro tem participado das consultas e discussões centradas em Nova York, Roma e Genebra para a preparação da Cúpula. Nesse contexto, tem enviado comentários e sugestões sobre os principais pontos das cinco linhas de ação. Os principais documentos sobre a Cúpula de Sistemas Alimentares estão disponíveis ao público, podendo ser acessados aqui.

Os trabalhos da Cúpula estão organizados em torno de cinco linhas de ação: (1) Garantia do Acesso a Alimentação Saudável, Segura, Sustentável para Todos; (2) Padrões de Consumo Saudáveis e Sustentáveis; (3) Produção em Escala de Alimentos Positivos para a Natureza; (4) Promover o Sustento e a Distribuição de Valor Equitativa (5) Construção de Resiliência contra Vulnerabilidades, Choques e Tensões. O evento preparatório faz parte do Diálogo Nacional Brasileiro, discutindo as questões das Linhas de Ação 2 e 3 da Cúpula de Sistemas Alimentares.

Assista na íntegra

Ascom CNS com informações de Ministério das Relações Exteriores

registrado em:
Fim do conteúdo da página