Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Live do CNS discutirá quebra de patentes para insumos e vacinas contra a Covid no Brasil

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Live do CNS discutirá quebra de patentes para insumos e vacinas contra a Covid no Brasil

  • Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 15h50
imagem sem descrição.

Jorge Bermudez e Alice Portugal participam do encontro virtual no dia 26 de maio, às 17h

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai promover, na quarta-feira (26/05), às 17h, a live Quebra de Patentes na Covid-19: Necessidades da Saúde e Ambiente Político. O programa será transmitido pelo Youtube e o público poderá encaminhar perguntas pelo chat.

Esta é a segunda live realizada pelo CNS sobre o assunto. Serão discutidos os riscos e benefícios da quebra de patentes para o Brasil. Os participantes irão avaliar a implementação de licença compulsória para toda a tecnologia necessária para atender a população no combate à Covid-19, considerando os aspectos políticos nacionais brasileiros.

Participam deste encontro virtual Jorge Bermudez, médico, doutor em Saúde Pública e chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (ENSP/Fiocruz), e Alice Portugal, farmacêutica e deputada federal.

A live será coordenada pelos conselheiros nacionais de saúde Moysés Toniolo, que representa a Articulação Nacional de Luta contra a Aids (Anaids) no CNS, e Dirceu Grecco, infectologista e professor emérito na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representando o Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas).

O licenciamento compulsório de patentes está previsto na legislação brasileira e no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trips, na sigla em inglês).

Saiba mais:

O quê: Live Quebra de Patentes na Covid-19: Necessidades da Saúde e Ambiente Político

Quando: 26 de maio, às 17h

Como: Transmissão ao vivo pelo Youtube

materia02b

Ascom CNS

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página