Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Aguardamos ansiosamente para depor na CPI da Pandemia”, diz Fernando Pigatto durante webinário “Direitos Já!”

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

“Aguardamos ansiosamente para depor na CPI da Pandemia”, diz Fernando Pigatto durante webinário “Direitos Já!”

  • Publicado: Segunda, 31 de Maio de 2021, 12h28
Foto: Correio Braziliense
Foto: Correio Braziliense

O presidente do CNS destacou as omissões e irresponsabilidades do governo federal desde o início da pandemia, que resultaram em milhares de mortes evitávais

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou na tarde desta segunda (31/05), do webinário Direitos Já!: Desafios para uma Articulação Nacional no Enfrentamento à Pandemia. O evento, organizado pelo Fórum Pela Democracia, contou com dezenas de autoridades, entre parlamentares, pesquisadores e ativistas da Saúde Pública. Todos com a conclusão de que o governo federal foi omisso e irresponsável durante a pandemia de Covid-19, que segue assolando o Brasil.

Pigatto afirmou que o CNS tem se dedicado cotidianamente desde antes da pandemia chegar ao Brasil, com debates e recomendações direcionadas ao Ministério da Saúde. Ele mencionou também o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, espaço do CNS que tem orientado o Conselho em inúmeras decisões. De março de 2020 até aqui, foram 39 notas públicas, 67 recomendações, 9 cartas abertas, 4 publicações de orientação, 7  moções, 8 campanhas. Sempre com o objetivo de orientar e subsidiar Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade diante da crise sanitária.

pigatto webinario

Nesse contexto, o presidente do CNS mencionou a documentação encaminhada oficialmente em 18 de maio para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, que ocorre no Senado Federal. “Aguardamos ansiosamente depor na CPI da Pandemia e identificar omissões e irresponsabilidades do governo” disse. A previsão é que o CNS participe dos inquéritos ainda até meados do mês de junho.

Participações

Também participaram do webinário o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta; a senadora Simone Tebet; o ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira; o infectologista Marco Aurélio Sáfadi; o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, dentre inúmeros outros convidados.

Assista ao webinário na íntegra

Conheça as ações do CNS contra a Covid-19

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página