Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Integrantes da Mesa Diretora do CNS se reúnem com senador da CPI da Pandemia

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Integrantes da Mesa Diretora do CNS se reúnem com senador da CPI da Pandemia

  • Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 17h02
imagem sem descrição.

Integrantes da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) estiveram reunidos nesta quinta (17/06) com o senador Alessandro Vieira, que é integrante da CPI da Pandemia. O encontro teve a presença do presidente do CNS, Fernando Pigatto, e dos conselheiros Priscilla Oliveira e Moysés Toniolo.

O objetivo da conversa foi detalhar a atuação do CNS, bem como de fortalecer a entidade como órgão colaborador da CPI na busca pela responsabilização dos culpados diante intensificação da tragédia sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus no país. Desde o começo da pandemia, quase 500 mil pessoas já perderam a vida devido à doença. A maioria dessas mortes teria sido evitada se as medidas recomendadas pelo Conselho tivessem sido atendidas pelo Ministério da Saúde.

Durante a reunião, Pigatto traçou uma linha do tempo com a atuação do controle social na Saúde. Apesar dos elevados números da pandemia no país, o CNS não obteve resposta junto à pasta da Saúde em suas recomendações, resoluções, moções, cartas e notas técnicas emitidas. 

“Sempre fomos favoráveis à instalação da CPI, e nos colocamos à disposição para auxiliar em tudo que estiver ao nosso alcance”, reforçou Pigatto.

Para o senador, a presença do Conselho junto aos integrantes da CPI é importante para reforçar o papel do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como fortalecer a construção de políticas públicas para a Saúde.

“Temos um amplo caminho em que o CNS é importante, e contamos com o apoio de vocês!”, afirmou o senador.

Contexto

Desde que a CPI teve início, o CNS tem mantido reuniões com parlamentares no Senado Federal, subsidiando até mesmo a realização dos questionamentos feitos pelos senadores aos depoentes inquiridos. 

Foi o que aconteceu com o senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid-19, que recebeu de Pigatto documento referente ao Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 no dia 8 de junho. Antes disso, no dia 18 de maio, o CNS encaminhou oficialmente à CPI um dossiê com todos os atos normativos do CNS, sobre a pandemia, que não foram cumpridos pelo governo. 

O Plano entregue pelo CNS, elaborado junto à Frente Pela Vida, foi utilizado pelo senador como base para questionamentos feitos pelo relator no mesmo dia em que recebeu o documento, durante depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na CPI da Pandemia. Outros senadores também estão utilizando as informações do CNS como subsídio para as investigações.

Conheça todas as ações do CNS para enfrentamento à pandemia

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página