Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Presidente do CNS e mesa diretora reúnem-se com ministro do TCU Benjamin Zymler

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Presidente do CNS e mesa diretora reúnem-se com ministro do TCU Benjamin Zymler

  • Publicado: Terça, 03 de Agosto de 2021, 11h59
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, e representantes da mesa diretora do CNS se reuniram nesta segunda-feira (2/08) com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler. O CNS entregará ao ministro os documentos elaborados pelo colegiado para o enfrentamento à pandemia. Integra a documentação informações sobre o contrato de aquisição pelo Ministério da Saúde da vacina Covaxin.

Desde o início da pandemia o Conselho tem atuado em diferentes frentes e produzido diversos posicionamentos para os órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, com foco no combate à covid-19 e pela defesa do Sistema único de Saúde e da vida de toda a população brasileira. 

Em junho, o presidente do CNS entregou ao senador Renan Calheiros, relator da CPI da Pandemia, o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 e outros documentos emitidos pelo Conselho para subsidiar as investigações. 

Fernando Pigatto recorda que o colegiado já havia se reunido com integrantes do TCU em 2020 e a reunião com o ministro reforça as relações de cooperação do CNS com as demais instituições de controle do nosso país. 

“Sempre procuramos manter uma relação estreita com os órgãos de controle e outras instituições e entidades que fortalecem a nossa democracia. Se todas as nossas deliberações tivessem sido levadas em consideração, não teríamos tido tantas mortes e tanto sofrimento como tivemos em nosso país”, afirma Pigatto. 

“Sem dúvida é uma reunião muito importante para estabelecer esse tipo de parceria, porque o papel do TCU é fundamental nesse processo”, completa a conselheira nacional de saúde Priscilla Viégas, que integra a mesa diretora.  

Além da documentação que trata a respeito da vacina Covaxin, todos os demais documentos elaborados pelo CNS para o enfrentamento à Covid-19 serão enviados ao ministro do TCU.

“O intercâmbio entre as entidades de fiscalização é sempre muito bem-vindo. Eu agradeço muito essa colaboração, a função controladora é feita com muitas mãos e depende muito do Controle Social. O gabinete está de portas abertas para que a gente possa trocar essas ideias”, afirma o ministro.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página