Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atividades em defesa da vida, do SUS e da Democracia marcam o Dia Nacional da Saúde

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Atividades em defesa da vida, do SUS e da Democracia marcam o Dia Nacional da Saúde

  • Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 12h18
imagem sem descrição.

Em 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida por ser o aniversário do sanitarista Oswaldo Cruz, responsável por diversas contribuições para a saúde pública no Brasil.

Para marcar a data, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Frente Pela Vida participaram de uma série de atividades em defesa da vida, do Sistema Único de Saúde e da Democracia.

Durante a manhã, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, e representantes da Frente Pela Vida entregaram o Manifesto em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia aos senadores Omar Aziz, Humberto Costa, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros, que compõem a cúpula da CPI da Covid-19.

A entrega foi transmitida durante o ato virtual em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia. O ato reuniu diversas lideranças da área da saúde para um diálogo virtual e chamou a atenção para a naturalização que, tanto o governo como os meios de comunicação hegemônicos, vêm tratando a estabilização e/ou queda do número de internações e mortes ainda em altos percentuais.

Ainda no Dia da Saúde, o CNS participou do ato Valorizar a Vida é Valorizar o SUS, promovido pelo Fórum Nacional da Enfermagem, na Praça das Bandeiras, em Brasília. O objetivo foi chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da enfermagem vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais para a categoria.

O PL 2564/2020 que institui o piso salarial nacional da enfermagem foi tema de audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, que também contou com a presença de representantes do CNS.

Confira o vídeo resumo das atividades:

Transmissão das atividades do Dia Mundial da Saúde 2021 

registrado em:
Fim do conteúdo da página