Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Relação de deficiência com raça, classe e gênero será tema da próxima live do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Relação de deficiência com raça, classe e gênero será tema da próxima live do CNS

  • Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 12h40
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoverá na próxima quinta (2/09) a terceira live do ciclo de debates Corpos (R)Existentes, para abordar a relação da deficiência com raça, classe e gênero. O encontro será na plataforma Zoom, terá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estará aberto para participação do público, com inscrições antecipadas pelo link https://bit.ly/3kAof7k. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do CNS.

A série de encontros semanais é organizada pela Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (Ciaspd,) do CNS, para promover reflexões críticas e contribuir no enfrentamento de discriminações em razão da deficiência.

Neste encontro, os participantes irão debater violências racistas e violência de gênero, impactos no diagnóstico, acesso a tratamentos e reabilitação e negação de direitos fundamentais, entre outros assuntos.

Estão convidadas para o programa Taiane Marquês, do Núcleos Estudos sobre Deficiência (UFSC) e Clínica dos Direitos Humanos das Mulheres (USP), Pérola de Souza, coordenadora de Feminismos, Gênero e Sexualidade do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e Baixa-visão (MBMC) e Anaildes Sena, diretora do Sindiquimica e da CUT Bahia e Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNQ-CUT).

A live será apresentada pelas conselheiras nacionais de saúde Priscilla Viégas, coordena a Ciaspd e representa a Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (Abrato) no CNS, e Vitória Bernardes, que representa a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) no CNS.

WhatsApp Image 2021 08 30 at 10.32.52 1

Descrição: Card com fundo branco, à esquerda escrito em vermelho: Corpos (R)Existentes. À direita, ilustração em tons de branco e marrom, um homem branco com deficiência sentado em uma cadeira de rodas, em pé uma mulher branca com prótese na perna e um homem negro conduzindo uma mulher branca cega com bengala. Abaixo e centralizado a frase “Deficiência e sua relação com raça, classe e gênero”. No rodapé, as fotos de Priscilla Viégas, conselheira nacional de saúde Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais (Abrato), Vitória Bernardes conselheira nacional de saúde Amigos Múltiplos pela Esclerose, Taiane Marquês Núcleos Estudos sobre Deficiência (UFSC) e Clínica dos Direitos Humanos das Mulheres (USP), Pérola de Souza coordenadora de Feminismos, Gênero e Sexualidade do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e Baixa-visão (MBMC) e Anaildes Sena diretora do Sindiquimica e da CUT Bahia e Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNQ-CUT) . No rodapé do card estão: logo do Conselho Nacional de Saúde 02/09, 16h,  https://www.facebook.com/ConselhoNacionalDeSaude/https://www.youtube.com/user/comunicacns.

Mais informações:

O quê: Roda de conversa: Deficiência e sua relação com raça, classe e gênero

Quando: quinta-feira (2/09), às 16h

Onde: Youtube e Facebook do CNS   

Link para inscrição: https://bit.ly/

Ascom CNS

#PraCegoVer: Foto de capa do rosto de uma mulher negra, de perfil, com camiseta azul e faixa colorida no cabelo, fazendo interpretação em libras. Crédito: José Cruz/Agência Brasil

registrado em:
Fim do conteúdo da página