Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “O ideal participativo necessita de cidadãos atentos”, diz Pigatto durante 1º Fórum de Controle Social do SUS do Piauí

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

“O ideal participativo necessita de cidadãos atentos”, diz Pigatto durante 1º Fórum de Controle Social do SUS do Piauí

  • Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 20h29
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta terça-feira (31/08) do 1º Fórum de Controle Social do SUS do Piauí. A colaboração de Pigatto se deu de forma virtual, na qual ele fez a apresentação denominada “As bases legais e o papel dos colegiados de gestão do SUS no contexto atual: espaço de fala, preposição de ações, responsabilidade sanitárias, vigilância no campo de saúde e representatividade no SUS”.

Durante sua explanação, o presidente do CNS fez um passeio pelos principais momentos da saúde pública desde a Constituição de 1988 que, ao ser promulgada, sacramenta em seu texto o ideal da democracia participativa.

“O ideal participativo necessita de cidadãos atentos ao desenvolvimento das questões públicas, informado dos acontecimentos políticos e capazes de escolher entre as diversas alternativas políticas”, recordou.

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) esteja presente constantemente na vida da população brasileira, Pigatto destacou que, mais recentemente, foi durante o período da pandemia da Covid-19 que a importância do SUS ganhou fortalecimento.

“O que está em disputa é como vivemos e como morremos, quem vive e quem morre, a disputa entre a vida e a morte”.

WhatsApp Image 2021 09 01 at 11.40.28

Neste contexto, o presidente do CNS destacou a necessidade de que haja conselhos de saúde fortalecidos, que permitam a atuação de diferentes atores sociais na busca de valorização de políticas.

“Neste momento de pandemia, o SUS mostra o quanto é importante para a sociedade, o quanto promove inclusão, mesmo com um cenário de exclusão social no país e com as dificuldades geradas pelo seu subfinanciamento”.

Desde o início de 2020, o CNS já se posicionou publicamente mais de 150 vezes, sendo que foi citado na imprensa mais de 1.700 vezes. Recentemente, o Conselho tem atuado como colaborador da CPI da Covid-19 no Senado, na busca de informações que possam auxiliar nos trabalhos do colegiado. Os trabalhos da CPI têm previsão de encerrarem no começo de novembro. O relator do colegiado, Renan Calheiros, pretende entregar seu parecer ainda no mês de setembro.

Veja a íntegra do Fórum

Foto de capa: Registro da reunião da Mesa Diretora do CNS na Fiocruz/Rio de Janeiro, em fevereiro de 2021.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página