Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS apoia nova comunidade digital da Fiocruz para fortalecer narrativas cidadãs sobre o SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS apoia nova comunidade digital da Fiocruz para fortalecer narrativas cidadãs sobre o SUS

  • Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 20h38
imagem sem descrição.

O programa IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançou nesta terça (31/08), a Comunidade de Práticas – CoP Saúde e Ambiente, um espaço de trocas, diálogos, compartilhamentos, escutas cidadãs, pesquisas, relatos e narrativas que fortalecem o SUS. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) apoia a iniciativa, que tem o objetivo de reunir e socializar um banco de práticas e soluções para fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Para Fernando Pigatto, que participou do lançamento, a iniciativa valoriza os trabalhadores da saúde, que poderão compartilhar suas boas práticas pelo país, graças à atuação da Fiocruz em defesa da vida. “Na Fiocruz, estamos fazendo parte de um projeto que defende a democracia, o SUS e a vida. É uma forma de combater quem prega o negacionismo e trabalha a favor do vírus [da Covid-19]. Seguiremos juntos à Fiocruz porque nos sentimos parte desse processo. Vencemos no passado momentos terríveis na nossa história e venceremos este momento também”, disse o presidente.

LIVE IDEIA sus2

Nísia Trindade, presidenta da Fiocruz, lembrou dos tempos difíceis que os trabalhadores da Saúde vivem no país. “É uma realidade dura e difícil. Estamos olhando para o campo de inovações como reação e superação, mostrando toda a potência que os trabalhadores da saúde têm, reunindo-os num espaço democrático”, afirmou. Segundo ela, as iniciativas que envolvem compartilhamento de saberes na instituição têm sido exaltadas em tópicos internacionais. Nísia receberá nesta quarta (1/09), prêmio do Governo da França pela atuação na Fiocruz.

Experiências exitosas

O ambiente virtual lançado contém publicações, rodas de conversas, redes de diálogo. Atualmente, já conta com um portfólio diversificado de práticas do SUS, entre elas: “A potência da visita compartilhada entre Caps e Atenção Básica em Saúde Mental”, de Mafra (SC), que tem como autora principal Adriana Moro e a curadora Vanderleia Pulga; “Palavras que acalentam a mente: experiências das Oficinas de Poesia do CAPS”, de Santa Luzia (PB), sob autoria de Natálio de Medeiros Junior e curadoria de Adriana Moro; 

“Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde”, de Quissamã (RJ), sob autoria de Delba Machado Barros e curadoria de Kathleen Tereza da Cruz; e “Grupo Vida Saudável – Auriculoterapia, atividades físicas e reeducação alimentar no combate à obesidade em São Salvador de Tocantins”, de São Salvador (TO), que tem como autora principal Elysanya Bezerra e curadora Joseane Costa.

Saiba mais

O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS) é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. O espaço convida trabalhadores, usuários e gestores da Saúde a compartilharem suas iniciativas na plataforma. Durante o lançamento, representações de diversas entidades que contribuem com o programa da Fiocruz, participaram.

Foto de capa: Hilton Marques/Secom Garanhuns

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página