Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Porto Alegre (RS) receberá oficinas sobre orçamento e financiamento no SUS

4CNGTES Banner

Início do conteúdo da página

Porto Alegre (RS) receberá oficinas sobre orçamento e financiamento no SUS

  • Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 08h32

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai promover oficinas sobre orçamento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é fomentar as discussões no controle social sobre a aplicação da Lei Complementar nº 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente (pelos municípios, estados e União) em ações e serviços públicos de saúde.

A próxima turma será realizada em Porto Alegre (RS), nos dias 8 e 9 de maio, para atender a Região Sul, reunindo participantes de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online, as vagas são limitadas. Ao todo, serão promovidas seis oficinas macrorregionais para conselheiros de saúde ou representantes indicados pelos conselhos de todas as regiões do país.

Cada estado poderá inscrever até doze participantes, sendo seis representantes dos conselhos estaduais e seis representantes dos conselhos municipais das capitais. As indicações devem seguir o seguinte critério: três integrantes da Comissão de Orçamento e Financiamento ou similar, dois membros da mesa diretora e uma indicação livre.

As oficinas macrorregionais são atividades preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que tem como tema principal Democracia e Saúde e como eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do SUS.

As oficinas são oferecidas por meio da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS. As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação dos participantes serão responsabilidade do conselho de origem.

As próximas oficinas serão realizadas em Goiânia (GO), nos dias 23 e 24 de maio e Maceió (AL), em 6 e 7 de junho. As oficinas já aconteceram no Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Belém (PA).

Confira a programação da oficina macrorregional da Região Sul 

Saiba mais

O que: Oficina sobre Orçamento e Financiamento no SUS – Região Sul
Quando: 8 e 9 de maio
Estados participantes: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Onde: Auditório do CAFF (Centro Administrativo Fernando Ferrari)
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1501 – Térreo – Porto Alegre
Informações: lizandra.conte@saude.gov.br ou (61) 3315-3952, com Lizandra Conte.

registrado em:
Fim do conteúdo da página