Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Frente pela Vida e CNS encaminham carta à CPI da Covid-19 exigindo responsabilização de culpados

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Frente pela Vida e CNS encaminham carta à CPI da Covid-19 exigindo responsabilização de culpados

  • Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 14h35
imagem sem descrição.

Documento foi entregue de forma virtual ao colegiado, por meio do senador Humberto Costa, que é integrante titular da comissão

A Frente Pela Vida, iniciativa formada por 14 entidades científicas da saúde e bioética e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), encaminhou nesta quinta-feira (16/09) uma carta aos integrantes da CPI da Covid-19, no Senado Federal, em que pede que haja punição aos responsáveis pela crise sanitária no país, desencadeada pela pandemia da Covid-19. O documento foi entregue de forma virtual ao colegiado, por meio do senador Humberto Costa, que é integrante titular da comissão.

“Esperamos que os responsáveis pelo desastroso manejo da pior crise sanitária da nossa história não fiquem impunes, que sejam julgados no rigor da lei e, comprovados a culpa e o dolo, sejam punidos pelos crimes que lhes sejam atribuídos.  Além disso, desejamos que o resultado da CPI seja utilizado para o processo de reversão do inaceitável quadro atual, inclusive com o adequado financiamento do SUS. O Brasil não merece esse genocídio. Em defesa da Vida e da Saúde do povo brasileiro”, afirma o documento.

A carta também parabeniza o trabalho feito pelo colegiado. Iniciada no final de abril deste ano, a CPI deve ter o relatório final apresentado até o próximo dia 24 de setembro pelo relator, Renan Calheiros.

“Após um ano e meio de inépcia e descontrole no comando federal para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Frente Pela Vida vem parabenizá-los pelos trabalhos da CPI e expressar sua confiança no rigor factual e na consistência jurídica na elaboração do Relatório final dessa CPI”, afirma o documento.

Desde o começo dos trabalhos, o CNS e a Frente pela Vida sempre se mostraram favoráveis ao colegiado. Em agosto, o grupo fez a entrega do Manifesto em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia aos integrantes da CPI. O texto ressaltou os posicionamentos centrais da Frente pela Vida como o reconhecimento do direito à vida como bem inalienável e o estabelecimento de medidas de prevenção e controle à pandemia com base na ciência no planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página