Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Papo CNS de segunda (27/09) vai falar sobre “Os caminhos do SUS na Constituição Brasileira”

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Papo CNS de segunda (27/09) vai falar sobre “Os caminhos do SUS na Constituição Brasileira”

  • Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 16h00
imagem sem descrição.

Deputada Federal Lídice da Mata será a entrevistada da jornalista Iara Lemos; transmissão ocorre ao vivo, a partir das 14h, pelas redes do Conselho Nacional de Saúde

Próxima segunda (27/09), às 14h, será realizada a edição de setembro do Papo CNS, programa que integra a grade de programação do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A entrevistada será o deputada federal Lídice da Mata, que é uma das 25 mulheres que compuseram a Assembleia Nacional Constituinte.

O tema do programa deste mês será “Os caminhos do SUS na Constituição Brasileira”. Lídice integra o grupo foi responsável pela elaboração da Carta Magna, em 1988, que instituiu no país o Sistema Único de Saúde (SUS). A Constituição de 1988 completa 33 anos no dia 5 de outubro. Atualmente, Lídice da Mata se consolida como uma das principais defensoras do SUS no Congresso Nacional.

A deputada é relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a proliferação de fake news no Brasil e seus impactos na sociedade e nos processos democráticos. Na análise de Lídice, é preciso que a população possa unir forças para além das manifestações de “Viva SUS”, frase amplamente difundida por aqueles que tomaram a vacina contra a Covid-19, distribuída pelo SUS.

CNS PapoCNS 05 YouTube Capa 1

Embora tenha recebido um capítulo inteiro na Constituição, que determina que a Saúde deve ser universal, gratuita e de acesso igualitário a todos, o SUS teve sua lei de criação regulamentada, a de nº 8080, apenas dois anos mais tarde, no dia 19 de setembro de 1990. Antes de 1988, o sistema de saúde pública do país atendia apenas a quem contribuía para a Previdência Social. A saúde era centralizada e de responsabilidade federal, sem a participação dos usuários.

O Papo CNS será transmitido ao vivo, a partir das 14h, pelos canais do Conselho Nacional de Saúde (CNS) pelo Youtube,  Facebook e pelo Twitter.  O programa é comandado pela jornalista Iara Lemos, terá a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Mais informações

  • O quê: Papo CNS com a deputada Lídice da Mata
  • Quando: Dia 27 de setembro às 14h
  • Onde: Youtube,  Facebook e pelo Twitter do CNS

Foto: Câmara dos Deputados

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página