Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “É urgente atender às necessidades das mulheres diante da pandemia”, diz Vanja dos Santos em seminário do CNS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

“É urgente atender às necessidades das mulheres diante da pandemia”, diz Vanja dos Santos em seminário do CNS

  • Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 17h06
imagem sem descrição.

Na última sexta (24/09), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), lançou o 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres. A atividade tem como objetivos monitorar e avaliar as deliberações aprovadas na 2ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher, da Política de atenção integral à saúde das mulheres, estimular e fortalecer a criação das comissões de saúde das mulheres nos conselhos de saúde e iniciar a construção da 3º Conferência Nacional da Saúde das mulheres.

O seminário contou com a participação dos Conselhos Estaduais e municipais de Saúde, além de Conselhos Estaduais do Direito da Mulher e movimentos feministas.  A coordenadora da Cismu e do seminário, Vanja  dos Santos, ressaltou a importância do espaço de debate no atual contexto que o país vive, em que direitos conquistados vêm sendo questionados. Segundo ela, “é necessário atender urgentemente às necessidades das mulheres, principalmente diante da pandemia”.

WhatsApp Image 2021 09 27 at 15.46.56 1030x684

Para Vanja, “o país precisa caminhar para um mundo mais igualitário e sem opressões, pois há a necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em meio aos retrocessos atuais”.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, ressaltou a importância do seminário e sua construção. Disse que o genocídio que está sendo praticado no nosso país tem alvos preferenciais e esses alvos são as mulheres. Principalmente as mulheres negras e que vivem na periferia. “Nós temos nos dedicado diariamente a enfrentar a pandemia e o pandemônio. Esse desafio que nos coloca para fazer esse seminário para avaliarmos o que foi decidido  na 2ª Conferência”.

Nesse sentido, “é mais que necessário, é urgente que, além de avaliarmos, possamos construir um espaço de luta perene e avançar, porque o que foi debatido lá atrás não está sendo implementado. Precisamos preparar a 3ª conferência das Mulheres como parte do processo da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em 2023”, completou.

O Seminário contou com a participação de várias representações sociais, dentre elas Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No mês de outubro, irão acontecer os encontros regionais da Cismu/CNS, que também realizará encontros regionais fechados, para convidadas, durante o mês de outubro.  O seminário também é preparatório para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

No Centro-oeste, o encontro será nos dias 1 (19h30 às 21h) e 2 (10h às 17h30); no Norte, o encontro será nos dias 8 (19h30 às 21h) e 9 (10h às 17h30); no Nordeste, será nos dias 15 (19h30 às 21h) e 16 (10h às 17h30); e no Sul/Sudeste será nos dias 22 (19h30 às 21h) e 23 (10h às 17h30). O encerramento ocorrerá no dia 25 de novembro, também aberto ao público via redes sociais do CNS, das 19h30 às 21h, as inscrições para participação acontecem via Conselhos Estaduais de Saúde.

Conheça mais a Cismu

Cismu acompanha as políticas de saúde sob a perspectiva da atenção às mulheres, garantindo o respeito aos direitos humanos, direitos sexuais, direitos reprodutivos e sua autonomia como cidadãs na execução dos serviços do SUS. A comissão luta pela implementação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher a partir das deliberações da 2ª Conferência de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu), realizada em agosto de 2018. A Cismu é composta por conselheiros nacionais de saúde e representantes de entidades que atuam na temática relativas a mulher.

Foto: Vanja dos Santos durante reunião da Mesa Diretora do CNS na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, ocorrida dias 24 e 25 de fevereiro de 2021.

Por Helen Perrella, da Comissão Nacional de Comunicação da União Brasileira de Mulheres

Colaboradora da Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página