Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > “Tenho um enorme respeito pelo trabalho que vocês desenvolvem”, diz Adele Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia, sobre CNS

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

“Tenho um enorme respeito pelo trabalho que vocês desenvolvem”, diz Adele Benzaken, diretora da Fiocruz Amazônia, sobre CNS

  • Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 11h37
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou nesta quarta-feira (29/09) a 167ª Reunião da Mesa Diretora. O encontro ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Amazônia, onde os conselheiros nacionais Saúde foram recebidos pela diretora da fundação, Adele Schwartz Benzaken.

Na ocasião, os conselheiros de Saúde ressaltaram a importância da ciência e da pesquisa no Brasil e expressaram agradecimento à Fiocruz pelas iniciativas exitosas de enfrentamento e combate à pandemia da Covid-19, especialmente em Manaus (AM), onde a fundação desenvolve uma série de ações para proteger a população.

Entre elas, destacam-se os trabalhos desenvolvidos na área de ensino e pesquisa, em total integração com o Sistema Único de Saúde (SUS). A Fiocruz Amazonas possui um laboratório para fazer o sequenciamento genético da Covid e na área do ensino há a iniciativa QualificaSUS, que são treinamentos rápidos para ensinar os profissionais de saúde e já capacitou mais de seis mil pessoas em todos os municípios do estado.

“É nesse tipo de capacitação que nós nos debruçamos e vamos tentar ter essa harmonização com outras instituições locais cada vez mais. Mas sabemos o quanto a pandemia tem deteriorado o lado financeiro da Saúde, temos a sensação que os cofres estão vazios”, disse Adele ao informar que a fundação participará de um programa sobre intercambialidade de vacinas.

“É muito simbólico estarmos aqui neste momento, em respeito ao povo brasileiro e à produção de ciência e conhecimento que estamos tendo nesse país”, avalia a conselheira nacional de saúde Vanja dos Santos, que participa da agenda do CNS em Manaus ao lado dos membros da mesa diretora Moysés Toniolo e Priscilla Viégas, além do presidente do CNS, Fernando Pigatto. 

A reunião da mesa diretora integra a agenda do CNS em Manaus, com diversas atividades que vêm sendo promovidas desde segunda-feira (26/09). Antes do encontro com a diretora da Fiocruz, a mesa diretora e o presidente do CNS participaram das comemorações de aniversário de 30 anos do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Manaus, que ocorreu durante a 15ª Semana do Controle Social, e também se reuniram com lideranças indígenas da Amazônia. 

Amanhã (30/09), o CNS participará de evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) onde apresentará um documento com denúncias de violações de direitos humanos, que está acontecendo no Brasil, especificamente durante o período da pandemia.O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do CNS, a partir das 10h (horário de Brasília).

“Tenho um enorme respeito pelo trabalho que vocês desenvolvem, essa agenda em Manaus é muito rica e reflete o quão diversas são as ações do Conselho Nacional de Saúde visando integrar todas as populações. Vocês continuam na luta, firmes na mesma linha do que vinha acontecendo antes. Tenho muita admiração por esse trabalho tão necessário”, afirma Adele. 

Ascom CNS

Foto: Eduardo Gomes (ILMD/ Fiocruz Amazônia)

registrado em:
Fim do conteúdo da página