Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do 1º Seminário Nacional sobre as Pics faz homenagem à conselheira Simone Leite

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Abertura do 1º Seminário Nacional sobre as Pics faz homenagem à conselheira Simone Leite

  • Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 11h38
imagem sem descrição.

A primeira edição do Seminário Nacional sobre as Pics no Sistema Único de Saúde (SUS), que teve início nesta quarta (29/9), prestou logo na sua abertura uma homenagem à Simone Maria Leite Batista, conselheira nacional de saúde, que faleceu em junho, na cidade de Aracaju (SE). A conselheira era diabética, teve um pico de hipertensão e veio a óbito. Simone tinha 64 anos, era casada e deixou três filhos.

O evento tem transmissão no Youtube, aberta a todos os interessados. Neste primeiro dia, evento teve início pouco depois das 15h, e reuniu mais de 400 pessoas assistindo ao vivo o seminário. O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou da Mesa de Abertura, e foi o primeiro dos participantes a prestar homenagem à Simone.

“Não podemos esquecer neste momento de importância, de um seminário tão importante quando esse, de lembrar da nossa companheira Simone Leite. A causa da morte dela não foi a Covid-19, mas o que levou ela a óbito foi a sobrecarga, o extremo que as pessoas têm chegado para enfrentar essa pandemia”, lembrou o presidente do CNS.

WhatsApp Image 2021 09 29 at 15.27.35

A atuação de Simone no controle social sempre cobrou ativamente e orientou o poder público para que houvesse a institucionalização adequada destas práticas no SUS, buscando a garantia da Política de Educação Popular em Saúde no SUS, que diz respeito à participação popular, à gestão participativa, ao cuidado, à formação e às práticas educativas em Saúde. Ela também foi membro da Comissão Organizadora da 16ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento de participação social do Brasil, coordenando a Tenda Paulo Freire – espaço permanente nas atividades do controle social brasileiro.

Em sua fala, Pigatto recordou que, assim como Simone, os profissionais que estão na linha de frente de atuação da Pandemia da Covid-19 não receberam a valorização e o respeito necessário por parte do governo federal.

“Sabemos que o governo federal não tem compromisso com a vida nem com o Conselho Nacional de Saúde. O SUS é nosso e ninguém tira da gente. O que é direto garantido não se compra nem se vende. Seguimos esperançosos para que cada vez mais o povo tenha dignidade, e que a vida se sobressaia sobre esse projeto de morte”, afirmou.

Simone também foi homenageada na abertura do evento pelo poeta Elias José, que ao declarar uma poesia lembrando Simone, pediu palmas dos participantes à conselheira. Vanilson Torres, conselheiro nacional de Saúde e integrante do Movimento Nacional da População em situação de rua (MNPR), também prestou sua homenagem à ex-colega, Simone Leite

PICS
Neste segundo dia de evento, o Seminário Nacional sobre as Pics no Sistema Único de Saúde (SUS),  inicia às 16h. Durante os dois dias de seminário, serão tratados temas como a Legislação Práticas Integrativas e Complementares de Saúde/Pics no SUS (Atenção Básica) e apresentação dos estados que implantaram as Pics.

O objetivo do evento é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente devido ao contexto da pandemia causada pela Covid-19. A sustentabilidade também ganha destaque no Pics.

No segundo dia de evento, o painel Pics e Sustentabilidade, que ocorre às 19h, terá como entre os convidados o Pedro Boff, que é pesquisador da (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri-Lages), Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal; Professor/orientador da Pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Mestrado Interdisciplinar Ambiente e Saúde União Educacional do Planalto Central (Uniplac-Lages). Boff vai falar sobre Homeopatia na Agricultura.  A mediação do painel Pics e Sustentabilidade será feita pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Programação do Seminário 

Mais informações

  • O quê: Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Quando: Dia 29/09, de 15 às 20h, e dia 30/09, de 16h às 20h.
  • Transmissão: 29/9 Youtube  do CNS 
    30/9 youtube do CNS

Foto: 16ª Conferência Nacional de Saúde – 2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página