Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ADIADO: Papo CNS com advogada Soraia Mendes sobre resultados da CPI da Pandemia terá nova data

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

ADIADO: Papo CNS com advogada Soraia Mendes sobre resultados da CPI da Pandemia terá nova data

  • Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 15h44
imagem sem descrição.

A edição do mês de outubro do Papo CNS, que estava agendada para terça-feira (26/10), foi adiada e terá nova data divulgada em breve. O programa terá como entrevistada a advogada, escritora e integrante do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) Soraia Mendes, que é considerada uma das maiores especialistas no tema que envolve direito das mulheres no país e tratará dos resultados da CPI da Pandemia no Senado Federal e a incidência internacional do relatório do colegiado.

Soraia é Consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos e da Comissão Especial de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas, ambas do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.  Ela foi uma das autoras da denúncia internacional que aponta violações de direitos humanos causada pelo governo brasileiro, sob comando do presidente da República, Jair Bolsonaro, no contexto da pandemia da Covid-19.

O documento foi entregue ao relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros, no começo de outubro.  Neste mês de novembro, haverá uma série de ações para a divulgação do relatório.

“Trazemos um estudo consolidado, com dados e que sabemos que pode ajudar muito à Comissão. Há anexos, estudos específicos sobre a morte de mulheres por Covid-19, com recorte de LGBTQIA+ . Temos estudos específicos sobre a subnotificação, enfoque sobre direito à alimentação. Trazemos também o impacto sobre as comunidades indígenas, entre outros”, disse Soraia, durante a entrega do documento.

A advogada é Pós-Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Unificado de Brasília (UniCeub) e da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Soraia é ainda autora de obras de referência, tais como “Criminologia Feminista: novos paradigmas”, “Processo Penal Feminista” e “Pacote Anticrime: comentários críticos à Lei 13.964/2019”. Advogada criminalista especialista em direitos das mulheres.

O Papo CNS é transmitido ao vivo pelo Youtube,  Facebook e Twitter  do CNS. O programa é comandado pela jornalista Iara Lemos, e conta com a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foto: Arquivo pessoal

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página