Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS pede que parlamentares revisem emenda constitucional que congelou recursos do SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS pede que parlamentares revisem emenda constitucional que congelou recursos do SUS

  • Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 18h10
imagem sem descrição.

Alerta do CNS se dá pelo fato de que, ao final deste ano, a regra do orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia da Covid-19 não existirá mais

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou recomendação nesta quarta-feira (3/11) em que pede que deputados federais e senadores priorizem a realização de uma revisão no texto da Emenda Constitucional 95/2016, em detrimento às discussões em torno da PEC 23, conhecida como PEC dos Precatórios. A PEC está em tramitação na Câmara dos Deputados.

O alerta do CNS se dá pelo fato de que, ao final deste ano, a regra do orçamento emergencial para enfrentamento à pandemia da Covid-19 não existirá mais, fazendo com que o país volte ao sufocamento da Emenda Constitucional 95/2016, que congelou investimentos em saúde e demais áreas sociais até 2036.

Estimativas do Conselho apontam que a emenda retirou do Sistema Único de Saúde (SUS) recursos na ordem de R$ 42,5 bilhões nos anos de 2018 e 2019 (pré-pandemia da Covid-19) e no ano de 2022. A Emenda, de acordo com a recomendação do Conselho, impede o atendimento das necessidades sociais da população mais necessitada. Situações que, de acordo com a recomendação, não serão resolvidas com mudanças na fórmula de cálculo do “teto” para atender a interesses de curto prazo, conforme propõe a PEC nº 23/2021.

Prevista para ser apreciada pelos deputados nesta quarta-feira, a PEC dos Precatórios é tida pelo governo federal como necessária para a implementação do Auxílio Brasil, novo programa de renda previsto pelo governo, que será criado para substituir o Bolsa Família, que foi encerrado no final de outubro. A PEC, contudo, de acordo com a recomendação do CNS, gera impactos diretos e indiretos sobre a saúde da população, como a mudança da regra de cálculo do “teto” das despesas primárias e a manutenção do “teto de gastos” até 2036.

Para que passe a valer, a PEC 23 precisa ser apreciada em dois turnos pelo plenário da Câmara e depois do Senado, antes de ser promulgada.

  • EC 95/2016
    A emenda é responsável por uma mudança constitucional ocorrida em 2016 com a justificativa de fazer o governo economizar. Porém, congelando investimentos em Saúde, Educação e outras áreas sociais até 2036, que tem resultado em uma série de agravos à população. O CNS tem lutado para que o Supremo Tribunal Federal (STF) considere a EC inconstitucional.
  • PEC dos Precatórios (PEC 23/2021)
    O texto  é uma proposta que limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos. A ideia é criar folga orçamentária até 2022 para auxílio de R$ 400 mensais a 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Veja a íntegra da recomendação aqui.

Foto: Congresso Nacional/Leg

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página