Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Atenção Primária: Seminário da Abrasco contribui com debate preparatório para a 17ª Conferência de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Atenção Primária: Seminário da Abrasco contribui com debate preparatório para a 17ª Conferência de Saúde

  • Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 09h12
imagem sem descrição.

Fernando Pigatto foi um dos participantes do seminário que debateu a consolidação da Estratégia Saúde da Família como modelo de Atenção Primária à Saúde (APS)

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, pediu nesta sexta-feira (5/11), durante a terceira edição do seminário “Uma Agenda Estratégica Política e de Pesquisa para a APS no SUS”, para que o encontro seja considerado como atividade preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023.

Pigatto foi um dos participantes do seminário desta sexta, que debateu a consolidação da Estratégia Saúde da Família como modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) integral e de orientação comunitária representou um dos avanços mais significativos do SUS, enquanto política pública e sistema de saúde universal. Para o presidente do CNS, a consolidação da estratégia de saúde da família significou um dos mais importantes avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) no país.

“Estamos em processo da 17º Conferencia Nacional de Saúde e gostaria de pedir que esse seminário já fosse considerado como etapa preparatória para a conferência”, disse Pigatto, que complementou.

“O tema dessa conferência é garantir direitos saúde, à vida e à democracia. O que está acontecendo neste seminário, sendo tratado aqui, contribui  para a gente saber o que aconteceu, mas principalmente para apontar caminhos de que amanhã vai ser outro dia”.

APS 1030x870

O seminário desta sexta foi organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O propósito do encontro foi debater o desafios que envolvem a saúde pública, agravados pela atual crise sanitária, política e social, especialmente devido à pandemia da Covid-19. O professor Luiz Augusto Facchini, coordenador da Rede APS, que mediou o  seminário, defendeu o debate sobre o tema.

“É extremamente necessário que essa agenda seja discutida. A agenda da saúde da família é quase como um ato de resistência”, disse.

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será precedida por etapas municipais, que deverão acontecer entre novembro de 2022 e março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023. Também devem acontecer diversas atividades preparatórias para a conferência nacional, como a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ªCNSM), que será realizada em maio do ano que vem, e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, ainda sem data prevista.

Veja  o seminário na íntegra

Foto: Everson Bressan/SMCS (foto de 2016, antes da Pandemia)

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página