Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres se encerrará na quinta-feira, 25/11

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres se encerrará na quinta-feira, 25/11

  • Publicado: Terça, 23 de Novembro de 2021, 18h42
imagem sem descrição.

Na próxima quinta-feira (25/11), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), realizará a cerimônia de encerramento do 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres. A atividade será transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube do CNS, a partir das 19h30.

O seminário teve início no dia 24 de setembro e foi sucedido por etapas regionais. O objetivo foi debater a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, com a avaliação da implementação das propostas aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher (CNSMu), após quatro anos de sua realização. Além disso, a atividade também visou fomentar a formação das Cismus nos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde.

O seminário contou com a participação de conselheiras nacionais, estaduais e municipais de saúde, lideranças de movimentos sociais que representam a diversidade das mulheres, trabalhadoras da saúde e gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS). No encerramento, será apresentado um relatório final construído a partir dos ciclo de debates preparatórios regionais.

Etapas regionais preparatórias

As etapas regionais foram realizadas em encontros fechados, por meio da plataforma Zoom, e contou com a participação de representantes das Comissão Intersetoriais de Saúde das Mulheres do Conselho Nacional de Saúde, e também dos Conselhos Estaduais e Municipais; representantes de Conselhos Estaduais de Direitos das Mulheres; conselheiras/os titulares do CNS; coordenadoras/es de comissões  intersetoriais do CNS; presidentas/es dos Conselhos Estaduais de Saúde; representantes mulheres de CES onde não tem Cismu.

Também foram convidadas representantes de entidades do CNS, em especial, as que participaram da 2ª CNSMu; representantes de movimentos sociais, como feministas, mulheres negras e quilombolas, mulheres lésbicas,  bissexuais, travestis e transexuais, do campo, floresta e águas, indígenas, mulheres em situação de rua, com deficiência, vivendo com HIV e Aids, com hanseníase, sindicalistas, entre outros; e gestoras da saúde e dos direitos das mulheres.

O seminário é considerado uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que deverá ser realizada em 2023.

Mais informações

  • O quê: Cerimônia de encerramento do 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres e Etapas Regionais
  • Quando: 25 de novembro, 19h30
  • Onde: Facebook e Youtube do CNS

Ascom CNS

Foto: 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em 2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página