Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Após eleição, CNS renova quadro do Controle Social na Saúde para mandato 2021-2024

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Após eleição, CNS renova quadro do Controle Social na Saúde para mandato 2021-2024

  • Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 17h40
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro deste ano. Os representantes das entidades e movimentos sociais eleitos no processo serão empossados no dia 16 de dezembro, em Brasília.

No dia da posse, também serão eleitos o presidente e sete membros da mesa diretora, que é responsável pela condução das reuniões do pleno, além de articulações políticas e institucionais.

Ao todo, o CNS é composto por 144 conselheiros e conselheiras, entre titulares e suplentes. A distribuição das vagas é paritária, sendo: 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores do SUS e 25% de prestadores de serviço em saúde e gestores do SUS.

Todos os conselheiros e conselheiras são eleitos pela sociedade civil, com exceção dos representantes do Governo Federal, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que não participam do processo eleitoral e são indicados pelas suas respectivas instituições.

Os eleitores que votaram no último processo eleitoral são de entidades e movimentos nacionais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde, prestadores de serviços de saúde e as entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde.

A composição do CNS para 2021-2024 foi publicada na Portaria nº 3.261, de 24 de novembro de 2021.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página