Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS critica PL em Porto Alegre que quer sufocar poder do Conselho Municipal de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS critica PL em Porto Alegre que quer sufocar poder do Conselho Municipal de Saúde

  • Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 18h53
imagem sem descrição.

O Projeto de Lei Complementar nº 26/21, que atribui o caráter consultivo ao Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/Poa) e retira dele a competência de aprovar as diretrizes na elaboração do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual e do Orçamento, foi criticado pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, nesta quarta (1º/12).  

Ele se reuniu de forma híbrida no Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CMS/RS), em Porto Alegre, com representações da Mesa Diretora do CNS, do CES/RS e do CMS/Poa. Também participaram do encontro Associações de Vítimas da Covid-19. 

“O CMS está sendo atacado fortemente. É um projeto de lei que foi construído sem diálogo. Estamos preocupados”, disse Pigatto. Pela legislação vigente do Sistema Único de Saúde (SUS), o controle social na Saúde é deliberativo, tendo os governos federal, estaduais e municipais a obrigação de atender às demandas da comunidade sobre a Saúde Pública.

O PL é uma proposta inconstitucional por ferir o Art. 198 da Constituição, que impõe caráter deliberativo aos conselhos de saúde. Ele também contraria a Lei 8.142/1990, que regulamenta a participação social no SUS.

No dia 11 de novembro, Pigatto participou de plenária virtual organizada pelo CMS/Poa para tratar sobre o assunto. Na ocasião, fez duras críticas à tentativa de sufocamento da participação social local. Ele destacou a importância da legitimidade e autonomia dos conselhos de Saúde em todo o Brasil.

Assine contra o PL que limita a atuação do CMS/Poa

WhatsApp Image 2021 12 01 at 14.29.48 1

CNS planeja ações para Fórum Social das Resistências 2022

A reunião também foi um espaço de debate sobre o Fórum Social das Resistências, que será realizado na capital gaúcha entre 26 e 30 de janeiro de 2022. Em breve, o CNS vai divulgar uma programação específica com sua participação no evento. 

Fórum Social Mundial no México

O Fórum Social das Resistências é uma preparação para o Fórum Social Mundial 2022, que será realizado no México. Acompanhe as redes sociais do fórum temático e saiba mais: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página