Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nova Mesa Diretoria do CNS é empossada para triênio 2021/2024
Início do conteúdo da página

Nova Mesa Diretoria do CNS é empossada para triênio 2021/2024

  • Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h49
imagem sem descrição.

Os conselheiros e conselheiras que integram o Conselho Nacional de Saúde (CNS) escolheram, na tarde desta quinta-feira (16/12), os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora do controle social nacional na Saúde pelos próximos três anos.

Além de Fernando Pigatto, que foi reeleito presidente do órgão colegiado ao Ministério da Saúde, a Mesa do CNS é composta por mais sete conselheiros e conselheiras representantes dos usuários, gestores e prestadores, além de trabalhadores.

Pelo seguimento de usuários foram eleitos Ana Lúcia Silva Marçal Padduello, Maria da Conceição Silva e Madalena Margarida da Silva Teixeira. Já no seguimento de profissionais, os eleitos foram Fernanda Lou Sans Magano e Francisca Valda da Silva. Pelo seguimento gestor, os representantes são Jurandi Frutuoso da Silva e Neilton Araújo de Oliveira.

WhatsApp Image 2021 12 16 at 16.33.52

“A gente sonha com a luta, porque eles não dormem e não param para tirar nossos direitos. Assumimos hoje com muita humildade e muita confiança. Aceitamos com coragem esse desafio e daremos o melhor de nós para defender o SUS”, afirmou Francisca Valda.

Para Fernanda Lou Sans Magano “é fundamental que a gente vença as diferenças e pense o controle social com o desafio de compartilhar e trabalhar o coletivo. Estou para o diálogo com os fóruns, mas que a gente possa fazer uma unidade para o bem comum da sociedade brasileira”.

Neste ano, o CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro. Para Madalena Margarida os próximos anos serão um grande desafio para a entidade.

“Teremos um grande desafio para os próximos três anos. Não vamos falar por nós mesmos, mas em nome do povo brasileiro que defende a democracia e luta pela saúde em sua integralidade. Não nos falta vontade para alterar essa realidade que estamos vivendo e faremos isso com muito dialogo e disciplina”.

Para Neilton Araújo de Oliveira, todos os eleitos estão dispostos a fazer o melhor de seus trabalhos em defesa do SUS e do controle social.

“Trazemos cada vez mais para o nosso dia a dia a compreensão de estarmos apoiados em grupo. Enquanto Mesa Diretora, representamos todo o conselho. Estamos aqui para fazer o melhor que pudermos”.

Segmento de usuários:

  • Ana Lúcia Marçal Paduello – Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras
  • Maria da Conceição Silva – União de Negros pela Igualdade
  • Madalena Margarida da Silva Teixeira – Central Única dos Trabalhadores

Segmento de Trabalhadores(as):

  • Fernanda Lou Sans Magano – Federação Nacional dos Psicólogos
  • Francisca Valda da Silva – Associação Brasileira de Enfermagem

Segmento de Gestores(as) e Prestadores(as):

  • Jurandi Frutuoso Silva – Conselho Nacional de Secretários de Saúde
  • Neilton Araújo de Oliveira – Ministério da Saúde

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página