Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Após divulgação de Nota Pública, site do CNS é desbloqueado e está sendo atualizado
Início do conteúdo da página

Após divulgação de Nota Pública, site do CNS é desbloqueado e está sendo atualizado

  • Publicado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 17h10
imagem sem descrição.

Na manhã de terça (18/01), o site oficial do Conselho Nacional de Saúde (CNS) www.conselho.saude.gov.br, que estava bloqueado desde o dia 17 de dezembro de 2021, retomou seu funcionamento normal.

O acesso ao ambiente administrativo do site, vinculado ao Ministério da Saúde, estava impossibilitado desde os ataques de hackers sofridos no último mês aos ambientes virtuais da pasta da Saúde. O fato prejudicou o acesso a uma série de informações, afetando diretamente o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria Executiva do CNS realizou, desde então, inúmeros chamados ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) para que solucionasse o caso. O problema foi resolvido após divulgação de Nota Pública ontem, após 30 dias da data inicial do bloqueio.

O site do Conselho é o repositório oficial para todas as resoluções, recomendações, moções, notas técnicas e notas públicas vinculadas ao controle social do SUS. A Rede Conselhos, composta por conselhos municipais, estaduais e distrital, além de entidades da saúde, academia, sociedade civil, trabalhadoras(es) e gestoras(es) da saúde, necessitam das informações de forma regular.

O bloqueio impediu o cumprimento do regimento interno do CNS e da legislação vigente do SUS, que deve tornar pública todas as decisões tomadas pelo órgão deliberativo da saúde pública brasileira, vinculado ao Ministério da Saúde. Aos poucos, a equipe da Assessoria de Comunicação do CNS está atualizando todas as informações que ficaram represadas nesse período, devendo a situação ser normalizada até o final desta semana.

Foto: Freepik

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página