Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > NOTA PÚBLICA: Site do CNS permanece bloqueado desde 17 de dezembro de 2021

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

NOTA PÚBLICA: Site do CNS permanece bloqueado desde 17 de dezembro de 2021

  • Publicado: Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 18h03
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) informa a todas e todos, que acompanham e necessitam das informações do controle social na Saúde, que seu site oficial (www.conselho.saude.gov.br), vinculado ao site do Ministério da Saúde, segue bloqueado desde o dia 17 de dezembro de 2021.

O acesso ao ambiente administrativo do site está impossibilitado desde os ataques de hackers sofridos no último mês aos ambientes virtuais do Ministério da Saúde. O fato prejudicou o acesso a uma série de informações vinculadas à pasta da Saúde, afetando também o controle social do SUS. 

A Secretaria Executiva do CNS tem feito, desde então, inúmeros chamados ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) para que solucione o caso. Seguimos sem previsão de resolução. Tornar a pauta pública visa dar transparência ao nosso público, que têm feito inúmeros questionamentos acerca das informações pendentes e desatualização do site.

O site do Conselho é o repositório oficial para todas as resoluções, recomendações, moções, notas técnicas e notas públicas vinculadas ao controle social do SUS. A Rede Conselhos, composta por conselhos municipais, estaduais e distrital, além de entidades da saúde, academia, sociedade civil, trabalhadoras(es) e gestoras(es) da saúde, necessitam das informações.

O bloqueio impede o cumprimento do regimento interno do CNS e da legislação vigente do SUS, que deve tornar pública todas as decisões tomadas pelo órgão deliberativo da saúde pública brasileira, vinculado ao Ministério da Saúde. O Susconecta (www.susconecta.org.br) segue sendo o espaço alternativo para publicação e difusão das decisões do CNS, em especial neste período de bloqueio do site oficial.

Brasília, 17 de janeiro de 2022

Conselho Nacional de Saúde

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

registrado em:
Fim do conteúdo da página