Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS define Comissão Organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em 2023

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

CNS define Comissão Organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em 2023

  • Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 14h55
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) definiu, no dia 25 de fevereiro, os nomes das(os) integrantes da Comissão Organizadora da 17ª Conferência Nacional de Saúde, maior evento de participação social no Brasil, que terá sua etapa final realizada de 2 a 5 de julho de 2023. A Resolução nº 669, publicada no site do CNS nesta quinta (3/03), define estrutura e atribuições da organização.

A Comissão Organizadora é composta por representantes do CNS, no segmento de usuárias(os), trabalhadoras(es) e gestoras(es) do Sistema Único de Saúde (SUS), além de prestadoras(es) de serviços em Saúde. O evento será coordenado pelo presidente do CNS e presidido pelo ministro da Saúde e, em sua ausência ou impedimento, pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Os membros da Comissão são conselheiras(os) ou ex-conselheiras(os), todas(os) indicadas(os) pelo Pleno do CNS, garantindo princípios de paridade em sua composição.

Além da Comissão Organizadora, outras comissões integram a organização do evento como a de Comunicação, Informação e Acessibilidade; a de Articulação e Mobilização; a de Infraestrutura e Acessibilidade; a de Cultura e Educação Popular, dentre outras estruturas fundamentais para a organização. Em 2019, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) reuniu cerca de cinco mil pessoas em Brasília durante a etapa final.

Saiba mais sobre a 17ª Conferência

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, a 17ª Conferência será precedida por etapas municipais, que deverão acontecer entre novembro de 2022 a março de 2023, e etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023. Também devem acontecer diversas atividades preparatórias para a conferência nacional, como a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada em novembro, e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, ainda sem data prevista.

As etapas municipais e estaduais são organizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Ao final do processo, o evento define um conjunto de diretrizes e propostas que vão compor um Relatório Final responsável por orientar o Plano Plurianual e o Plano Nacional de Saúde.

A realização das conferências de Saúde é uma das principais atribuições do CNS, que garantem a democracia participativa na deliberação das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar, é necessário acompanhar a realização das etapas no seu município e estado, onde as(os) interessadas(os) poderão ser eleitas(os) para a etapa final.

Conheça quem são os membros da Comissão Organizadora

Foto: 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), em agosto de 2019.

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página