Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Durante 35º Congresso de Secretários de Saúde de SP, CNS palestra sobre atuação do controle social

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Durante 35º Congresso de Secretários de Saúde de SP, CNS palestra sobre atuação do controle social

  • Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 15h40
imagem sem descrição.

Representantes da Mesa Diretora do CNS participaram na tarde desta sexta (18/03) de palestra sobre o controle social como ferramenta importante de deliberação, fiscalização e efetivação de políticas públicas. O encontro ocorreu durante o 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, no Webinar “Conversando com o Conselho Nacional de Saúde: Defesa do SUS e a realização das Conferências Nacionais de Saúde”. 

Ministraram o Webinar Fernando Pigatto, presidente do CNS, e as conselheiras Ana Lúcia Paduello e Fernanda Lou. Todos apresentaram a trajetória do CNS com enfoque para a luta do controle social durante a pandemia de Covid-19, além da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e das conferências participativas como estratégia fundamental para efetivação da democracia. 

“Os conselhos de saúde e as conferências de saúde se constituem nos principais espaços para o exercício da participação e do controle social na implantação e na implementação das políticas de saúde em todas as esferas de governo”, frisou Ana Lúcia.

Pigatto destacou que as conferências são o caminho para a definição dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde. Ainda este ano, o controle social realizará a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena como processo preparatório para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para ter sua etapa final realizada em julho de 2023 e lançada em 5 de outubro de 2021, quando a Constituição Federal completou 33 anos.

WhatsApp Image 2022 03 18 at 14.16.01

Ele também destacou a atuação do CNS com o Comitê de Acompanhamento à Covid-19, que realizou inúmeras campanhas, recomendações, moções e articulações com o Legislativo, Executivo e Judiciário, além de ampla mobilização social diante das negligência federal com os rumos da pandemia.

Incentivo à vacinação

Na ocasião, Pigatto anunciou o lançamento de uma campanha conjunta de incentivo à vacinação, assinada entre CNS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com apio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). “No dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, lançaremos uma campanha para atingirmos melhores índices de vacinação contra Covid-19 e outras doenças. Para que possamos recuperar aquele amor à vacina que já fizeram com que o Brasil fosse referência no enfrentamento e eliminação de doenças”, explicou.

Fernanda Lou afirmou que o tema da 5ª CNSM é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Já eixo principal da 5ª CNSM é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. O evento terá sua etapa nacional realizada de 8 a 11 de novembro deste ano. A 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena ainda não tem data fechada para ocorrer.

Saiba mais sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

Foto: Divulgação/Governo Federal

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página