Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS parabeniza novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Nésio Fernandes

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS parabeniza novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Nésio Fernandes

  • Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 16h13
imagem sem descrição.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, parabenizou o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúdes (Conass), Nésio Fernandes, nesta quinta (24/03), durante encontro na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília. 

A nova diretoria do Conass, eleita para a gestão 2022/2023, tomou posse na última quarta (23/03). Nésio Fernandes de Medeiros Junior é secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo e foi eleito por unanimidade, presidente do Conass. Na ocasião, ele enalteceu a qualidade técnica do Conselho que, em construção cotidiana diante dos desafios de saúde que estão postos, entrega resultados para o Brasil e para o SUS como os que foram entregues no enfrentamento da pandemia. “Este Conselho tem sido fundamental na resistência à pandemia e no fortalecimento do SUS. A eleição é um passo importante na continuidade da atuação da nossa instituição”, afirmou.

O presidente do CNS destacou o importante trabalho do Conass realizado durante a pandemia da Covid 19 e enalteceu a parceria entre os conselhos em diversas ações desenvolvidas neste período, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da vida dos brasileiros. “Temos uma relação muito forte com o Conass, que inclusive integra a nossa mesa diretora através do seu secretário executivo, Jurandi Frutuoso. A eleição e posse do presidente Nésio Fernandes e de toda a diretoria eleita é a confirmação desta parceria e também a continuidade de um importante trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão”, afirma Pigatto.

Ao se despedir do cargo que ocupou por dois anos, o ex-presidente Carlos Lula destacou o esforço dos seus pares na condução do enfrentamento da pandemia. “Conseguimos nos unir e olhar mais para as nossas semelhanças do que para as nossas diferenças e assim, estabelecemos a bandeira do SUS como a bandeira que de fato importa”.

Para o presidente eleito, estar à frente do Conass é um desafio, principalmente porque a pandemia ainda não acabou. “Coloco-me à disposição de todos para, com um pacto de lealdade e confiança saber honrar e conduzir os trabalhos nesses próximos dias. Viva o SUS e viva os gestores brasileiros que sem dúvida nenhuma salvaram milhares de vida”.

O diretor da Opas/OMS Roberto Tapia e os conselheiros nacionais de saúde Neilton Araújo, Francisca Valda e Jurandi Frutuoso, que também integram a mesa diretora do CNS, acompanharam Pigatto no encontro.

Confira a composição da Diretoria do Conass – Gestão 2022/2023

 Ascom CNS, com informações do Conass

registrado em:
Fim do conteúdo da página