Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS realiza Ato de Mobilização para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS realiza Ato de Mobilização para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

  • Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 10h26
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza, no próximo dia 30/04, um Ato de Mobilização em prol da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM). A atividade vai acontecer em Porto Alegre (RS), das 8h30 às 12h, dentro da programação do Fórum Social das Resistências (FSR) 2022.

Representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Federal de Psicologia (CFP), dos Conselhos Regionais de Psicologia e da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) vão socializar as ações preparatórias para a 5ª CNSM, marcada para 8 a 11 de novembro de 2022. O Ato também marca o fim das etapas municipais da Conferência. Já as etapas estaduais serão realizadas até 30 de junho.

WhatsApp Image 2022 04 18 at 14.36.03

A atividade de mobilização será realizada no modelo roda de conversa. Os nomes dos participantes e o local serão divulgados nos próximos dias. O objetivo do encontro é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre a importância da 5ª Conferência, com a apresentação geral do que propõe a 5ª CNSM. Também será feito um aprofundamento dos eixo principal e eixos secundários da Conferência, entre eles: cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM) tem como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Realizada pela primeira vez em 1987, a CNSM não acontece há 11 anos e nesta edição traz como desafios centrais ampliar as discussões sobre temas relativos à saúde mental, bem como a revisão e a atualização da situação da saúde mental no Brasil e da política de Estado na área.

Mais informações 5ª CNSM: http://conselho.saude.gov.br/5cnsm

Fórum Social das Resistências (FSR)

Foto:  Abrasco

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página