Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNS aprova resolução com nova data da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

CNS aprova resolução com nova data da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

  • Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 15h53
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou na 329ª Reunião Ordinária, no dia 27 de abril, a Resolução nº 673 que altera a data da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI). O evento será de 14 a 18 de novembro deste ano, em Brasília. A nova data foi definida pela organização e agora publicada pelo CNS.

Na resolução, o Conselho afirma que “considerando que a Emergência em Saúde Pública e o estado de calamidade pública decorrente da Covid 19 trouxe situações anteriormente não previstas pelo controle social, o que exigiu a reorganização dos processos sociais e institucionais de competência do Conselho Nacional de Saúde”.

Entre os objetivos da 6ª CNSI está a atualização da Política Nacional de Saúde Indígena (Pnaspi), para redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígena. A Conferência é organizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e pelo CNS.

De acordo com o documento aprovado pelo colegiado do CNS, a “participação da comunidade na gestão do SUS é um requisito essencial à democracia brasileira e que a Conferência de Saúde é uma instância colegiada que conta com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes”, conforme a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Confira a Resolução nº 673

Saiba mais

6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será realizada de 14 a 18 de novembro de 2022

Foto: 6ª CNSI – Etapa Distrital CONDISI/DSEI Yanomami/Ye`kuana – 22 a 24.11.2018 em Boa Vista-RR

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página