Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em visita ao CNS, Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo dialoga sobre amplitude da participação social no SUS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Em visita ao CNS, Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo dialoga sobre amplitude da participação social no SUS

  • Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 15h32
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recebeu, nesta terça (16/08), representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES) do Espírito Santo. O objetivo da visita foi conhecer a amplitude da participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial, suas instâncias legalmente constituídas.

O grupo conheceu a estrutura do CNS e o trabalho realizado pelas suas Comissões Intersetoriais, Câmaras Técnicas, Grupos de Trabalho e Secretaria Executiva do colegiado.

“É sempre uma oportunidade dialogar e estreitar as relações, além de compartilhar experiências e dar visibilidade ao trabalho realizado pelas Secretarias Executivas, que têm como uma de suas prioridades o fortalecimento da participação e do controle social”, afirma a secretária-executiva do CNS, Ana Carolina Dantas.

Na ocasião, o CES-ES apresentou a parceria realizada, em nível estadual, com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação para a execução do projeto “Desenvolvimento e Práticas Inovadoras para Qualificação da Participação Social”, que tem como objetivo qualificar e fortalecer o conselho estadual.

O projeto tem duração de três anos e é desenvolvido em diferentes etapas, entre elas uma pesquisa sobre a organização e funcionamento do conselho, apoio à assessoria técnica, comissões e comitês do CES, aplicação da Política Nacional de Educação Permanente no âmbito do Estado, inserção do conselho em diferentes espaços de comunicação, entre outras. “É fruto de uma reivindicação antiga do conselho à Secretaria Estadual de Saúde para a contribuição de uma construção política do Conselho. Aproveitamos a oportunidade para cumprir essa lacuna e desenvolver outras funções importantes para o conselho estadual”, afirma o coordenador do projeto, Alexandre de Oliveira Fraga.

Também participaram da reunião o secretário-executivo substituto do CNS, Marco Aurélio Pereira e o presidente do CES-ES, Ricardo Ewald. “Outros conselhos deveriam fazer o mesmo, porque nos fortaleceu muito conhecer as boas práticas e as ações realizadas pelo Conselho Nacional de Saúde, que certamente melhoram a qualidade de vida de todos os cidadãos”, avalia Ewald.

> Confira as fotos da reunião

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página