Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Simpósio debaterá a construção de metas e propostas de ações para Ciência, Tecnologia, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, em setembro

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Simpósio debaterá a construção de metas e propostas de ações para Ciência, Tecnologia, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, em setembro

  • Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 15h21
imagem sem descrição.

O 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, será realizado nos dias 15 e 16 de setembro de 2022, no auditório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O evento é uma das etapas do projeto Integra que vem realizando desde 2021 diversas atividades de formação de lideranças, seminários online e encontros intersetoriais nas cinco regiões brasileiras. O 9º Simpósio é também, evento prévio para a 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023.

As atividades do Integra são promovidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) com apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

O objetivo do projeto é promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.

O 9º Simpósio reunirá lideranças de diversos setores da sociedade, em particular, de institutos de pesquisa, universidades, da gestão pública, setor produtivo e controle social da saúde. É dirigido a convidados e terá transmissão ao vivo pelo youtube da Escola Nacional dos Farmacêuticos

A proposta do evento é aprofundar o debate sobre o panorama das políticas de saúde e do desenvolvimento tecnológico buscando construir, coletivamente, uma proposta de agenda de ações e metas intersetoriais para a próxima década.

As atividades de debates e construção de metas e propostas de ações para Ciência, Tecnologia, Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde resultarão em documento norteador para as próximas fases do projeto, que serão realizadas pelas instituições parceiras: audiências públicas, publicação de diretrizes, estabelecimento de planos de governo e planos de saúde nos próximos anos. 

Confira a programação:

Quinta-feira (15/09) 

09h às 10h: Mesa de abertura com autoridades 
10h às 12h: Painel – Panorama atual das Políticas de Assistência Farmacêutica, de Vigilância em Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 

13h30 às 14h: Apresentação da metodologia dos grupos de trabalho

14h às 17h: Grupos de Trabalho 
GT 1 – Desabastecimento de medicamentos e soberania sanitária 
GT 2 – Propriedade intelectual e acesso a tecnologias 
GT 3 – Doenças emergentes e reemergentes (equidade) 
GT 4 – Comunicação/informação em saúde 
GT 5 – Serviços Farmacêuticos baseados em necessidades sociais 
GT 6 – Pesquisa baseada em necessidades sociais 
GT 7 – Formação para a integração das políticas 
GT 8 – Dados, tecnologias de informação e intervenção na saúde 
GT 9 – Tecnologias do suporte diagnóstico em saúde 

Sexta-feira (16/09) 

09h às 10h30: Apresentação dos grupos de trabalho 
10h30 às 12h: Mesa de debate 2 – Da meta à ação: como integrar as políticas? 
13h30 às 16h: Mesa de debate 3 – Construção de uma agenda para a integração das políticas pelo fortalecimento do SUS em um projeto nacional de desenvolvimento na próxima década. 
16h às 17h: Leitura e aprovação da Carta do Rio.

Fonte: Josemar Sehnem – Redação ENFar 

registrado em:
Fim do conteúdo da página