Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Senado aprova obrigatoriedade de cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Senado aprova obrigatoriedade de cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

  • Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 16h39
imagem sem descrição.

O plenário do Senado aprovou nesta segunda (29/08) o projeto de lei que derruba o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde (PL 2.033/2022). Pelo texto, os planos de saúde poderão ser obrigados a financiar tratamentos de saúde que não estiverem na lista mantida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O projeto segue para a sanção presidencial.

O “rol taxativo” vem de uma interpretação da lei que rege os planos de saúde (Lei 9.656, de 1998). Ela determina que a cobertura dos planos deve ser estabelecida pela ANS, que mantém o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (Reps).

Em junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os planos só estariam obrigados a financiar tratamentos listados no Reps. A decisão provocou a mobilização de associações de pacientes usuários de planos de saúde, cujos tratamentos seriam interrompidos em razão da adoção do rol taxativo.

O projeto de lei, apresentado em reação à decisão do STJ, determina que o Reps será apenas a “referência básica” para a cobertura dos planos de saúde. Um tratamento fora da lista deverá ser aceito desde que cumpra uma das seguintes condições:

  • tenha eficácia comprovada cientificamente;
  • seja recomendado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); ou
  • seja recomendado por pelo menos um órgão de avaliação de tecnologias em saúde com renome internacional.

"A aprovação é uma vitória da sociedade civil e do controle social do SUS, na medida em que restaura o equilíbrio entre o mercado de planos e o sistema público ao determinar que os planos são sim obrigados a cobrir tratamentos fora da lista, atendidos os critérios adequados”, disse a conselheira nacional de saúde Ana Navarrete, que representa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) no CNS.

"Hoje é um dia histórico, um dia em que a sociedade brasileira se mobiliza e vence o lobby poderoso dos planos de saúde. O rol taxativo é o rol que mata. Vidas humanas importam e a ninguém pode ser recusado um tratamento de saúde", afirmou o relator do projeto, senador Romário.

Ascom CNS com informações da Agência Senado

Foto: Pedro Ladeira / Folhapress

registrado em:
Fim do conteúdo da página