Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pela primeira vez, CNS reprova contas do Ministério da Saúde de forma unânime

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Pela primeira vez, CNS reprova contas do Ministério da Saúde de forma unânime

  • Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 13h03
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reprovou o Relatório Anual de Gestão (RAG), do Ministério da Saúde (MS), do ano 2021. A análise do documento ocorreu durante a 334ª Reunião Ordinária do CNS, realizada nesta quarta (14/09), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Essa é a primeira vez que as contas do Ministério da Saúde são reprovadas por unanimidade pelo colegiado. A apreciação do relatório seguiu todos os ritos formais, com a participação de conselheiros e conselheiras nacionais de saúde de forma presencial e de representantes do Ministério da Saúde, de maneira remota.

“A reprovação unânime por todos os participantes do plenário neste dia é histórica. Demos de maneira equânime, a todos os atores do controle social, o direito de participar e de se posicionar. Isso é de grande impacto, porque enxergamos que em 2021 tivemos inúmeras situações muito críticas que afetaram gravemente toda nossa população e foram tratadas de maneira irresponsável pelo governo federal”, afirma André Luiz de Oliveira, coordenador da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS.

Na ocasião, o colegiado ressaltou que no ano de 2021 o Brasil se tornou o segundo país do mundo com o maior número de óbitos provocados pela Covid-19, ficando atrás somente dos Estados Unidos, totalizando mais de 420 mil mortes. Os conselheiros também destacaram que em 2021 houve uma diminuição de repasses aos estados e municípios, quando comparado a 2020, e que em termos per capita os valores empenhados no ano foram similares aos do início da década, em 2010.

A Cofin é a comissão responsável pela tarefa de analisar anualmente o RAG, para subsidiar o processo de avaliação e deliberação dos conselheiros nacionais de saúde. A análise da execução orçamentária e financeira do MS foi realizada com base nas planilhas encaminhadas mensalmente para a Cofin pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO/MS).

Também foi realizada uma avaliação complementar do RAG, feita pelas demais comissões intersetoriais e câmaras técnicas do CNS, com base nos objetivos e metas do Plano Nacional de Saúde (PNS).

“Reprovamos o RAG porque o Ministério da Saúde e o governo federal seguem insistindo em não aplicar o orçamento previsto, dificultando a vida dos brasileiros e brasileiras, causando morte e tristeza. Não poderíamos, de maneira nenhuma, aprovar algo que não atendia nem o orçamento que estava previsto, que já era insuficiente. Continuaremos tendo essa posição enquanto não for feita a aplicação de recursos de forma eficiente e correspondendo aquilo que está previsto no orçamento”, completa o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

RAG é um instrumento básico de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que apresenta elementos fundamentais para o acompanhamento e avaliação das iniciativas quadrienais amplamente indicadas pelo Plano Nacional de Saúde (PNS) e anualmente operacionalizadas pela Programação Anual de Saúde (PAS), sob responsabilidade do MS. O CNS vem reprovando o relatório desde 2017. 

Ascom CNS

registrado em:
Fim do conteúdo da página