Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário Brasil/França discute papel do Controle Social na construção de políticas públicas de Saúde

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Seminário Brasil/França discute papel do Controle Social na construção de políticas públicas de Saúde

  • Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 17h17
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou na última segunda-feira (9/11) do Seminário Internacional Brasil/França, evento organizado em parceria pela ENSP e pela Escola de Altos Estudos em Saúde Pública (EHESP), localizada em Rennes e Paris, na França. O seminário, que teve como tema questões atuais de Saúde Pública/Saúde Coletiva, buscou reforçar as relações entre as duas tradicionais escolas e discutir as questões ligadas ao campo da Saúde Pública em ambos os países, com suas semelhanças e diferenças.

No início da tarde, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, apresentou durante o seminário a atuação do CNS, passando brevemente por todo o processo de criação da instância deliberativa. Pigatto explicou sobre o controle social e as políticas públicas, destacando a importância do controle social na construção do SUS, que também tem se mostrado fundamental em sua implementação e consolidação. Ele também pontuou em sua apresentação as atribuições do CNS. Sobre o controle social, o presidente afirmou que não se trata de apenas mais um princípio do SUS, e sim o princípio por excelência para o movimento popular, e dele depende a saúde do sistema.

“O papel que o controle social exerce no SUS coloca grandes desafios para o movimento popular, principalmente nos momentos de ataques à democracia e iniciativas de seu enfraquecimento para atender interesses do mercado da saúde e das políticas de austeridade fiscal, que pretendem a retirada de direitos sociais. Neste momento de pandemia o Sistema Único de Saúde mostra o quanto é importante para a sociedade, e o quanto promove a inclusão, mesmo com o cenário de exclusão social no país e as dificuldades geradas pelo seu sub-financiamento. O controle social está sendo essencial neste cenário”, reforçou Pigatto.

Com informações da Esnp/Ficruz

registrado em:
Fim do conteúdo da página