Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 6ª CNSI: Indígenas reivindicam manutenção do orçamento da saúde para 2023

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

6ª CNSI: Indígenas reivindicam manutenção do orçamento da saúde para 2023

  • Publicado: Terça, 15 de Novembro de 2022, 15h30
imagem sem descrição.

Documento com reivindicações será entregue para parlamentares e representantes do executivo durante a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Representantes dos 34 Condises de todos país, reunidos na 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), acordaram nessa segunda-feira (14/11) pela divulgação de uma moção que repudia os cortes previsto no PLDO 2023 (Plano de Lei e Diretrizes Orçamentárias). A proposta orçamentária para 2023 apresentada pelo Governo Federal retira cerca de 964 milhões das ações e serviços relacionados à saúde indígena.

O documento assinado por representante de todas as etnias presentes em plenária realizada na 6ª CSNI será entregue ao relator do orçamento, deputado Marcelo Castro, aos presidentes da Câmara e Senado, e representantes do executivo. O documento também será entregue à equipe de transição do governo eleito.

“Isso significa uma redução ainda maior de atenção prestada pela SESAI. Estamos reivindicando pelo menos a manutenção dos valores investidos em 2022”, explica Isaac Israel Wajuru, representante do Condises Porto Velho e membro da comissão escolhida para entrega da moção aos representantes governamentais.

WhatsApp Image 2022 11 15 at 14.12.44

Outro membro da comissão, o conselheiro William Uwira Xacriabá, destaca que os líderes reunidos têm responsabilidade de exigir providências dos representantes. “Aqui estão as maiores autoridades de saúde do país, que somos nós”.

A 6ª CSNI reúne cerca de 2000 indígenas representantes de 34 delegações, que participam até sexta-feira da 6ªCNSI.

Ascom CNS

 

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página