Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ocupação Preta: CNS vai debater saúde da população negra e o Brasil que saiu das urnas

4CNGTES ETAPAS Final novo

Início do conteúdo da página

Ocupação Preta: CNS vai debater saúde da população negra e o Brasil que saiu das urnas

  • Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 12h26
imagem sem descrição.

Na próxima segunda (21/11), às 16h, o Conselho Nacional de Saúde vai promover a live "Saúde da população negra e o processo político: o Brasil que saiu das urnas". O evento faz parte da "Ocupação Preta", rodas virtuais de conversas sobre equidade e saúde, promovidas ao longo de todo ano, para abordar junto a diferentes especialistas e ativistas sociais pautas que ainda afetam essa população. Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube do CNS.

A iniciativa é da Comissão Intersetorial de Promoção das Políticas de Equidade (Cippe) do CNS, coordenada pelos conselheiros nacionais de saúde José Ramix de Melo Pontes Junior, Veridiana Ribeiro da Silva e Heliana Hemetério. Foram convidados (as) para a live Michelle Andrews, feminista, ativista do movimento negro e da cultura e presidenta da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) de Manaus; Clatia Vieira, integrante do Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN) e da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão no Brasil da OAB/RJ; e Carlos Silvan, professor, pesquisador e psicoterapeuta que atua nas temáticas da saúde dos homens e saúde da população negra.

Consciência Negra

Novembro é o Mês da Consciência Negra no Brasil, devido ao fato de que no dia 20 de novembro morreu Zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças brasileiras na resistência à escravidão, considerado o mais importante marco na história das lutas da população negra no país.

Por isso, a Cippe vem intervindo nos rumos das políticas de equidade em saúde e na construção de um Sistema Único de Saúde antirracista, entendendo que a discriminação e a violência, interseccionadas com o racismo, contra essas pessoas determinam adoecimentos e mortes.

 

WhatsApp Image 2022 11 17 at 11.00.06

 

Mais informações

O quê: Saúde da população negra e o processo político: o Brasil que saiu das urnas
Quando: 21 de novembro às 16h
Onde: Facebook e Youtube do CNS

 

Foto: Pedro Stropasolas/Brasil de Fato

registrado em:
Fim do conteúdo da página