Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Nacional de Saúde e Editora Rede Unida lançam livros do controle social no 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem

4CNGTES ETAPAS Final

Início do conteúdo da página

Conselho Nacional de Saúde e Editora Rede Unida lançam livros do controle social no 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem

  • Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 16h47
imagem sem descrição.

 Membros do Conselho Nacional de Saúde e da Editora Rede Unida estiveram no evento mais relevante da enfermagem brasileira para o lançamento de 14 livros. 

Na sexta-feira (18/11), foram lançados 14 livros que compõem a série Participação Social e Políticas Públicas da Editora Rede Unida, frutos da parceria entre a Rede, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). O lançamento ocorreu durante a programação do 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), em Salvador, Bahia. Os livros, disponíveis gratuitamente para download no site da Editora Rede Unida, foram produzidos por integrantes de comissões intersetoriais e câmaras técnicas do CNS e por conselheiros e conselheiras nacionais de saúde.

Para a conselheira nacional de saúde pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Francisca Valda, os livros materializam uma dupla inovação: o controle social produzindo conhecimentos a partir de suas práticas e as produções dos conselhos de saúde terem o status de bibliografia, e não apenas de material empírico de análise.

“O trabalho dos conselheiros, assessorias e das organizações parceiras também produz conhecimentos oportunos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A magnitude das produções que foram lançadas demonstram força e capacidade de iniciativa do CNS, mesmo em tempos de pandemia”, afirma Francisca Valda.

Já a psicóloga e conselheira nacional de saúde Fernanda Lou Sans Magano, que representa e Federação Nacional dos Psicólogos (FNE) no colegiado, destacou que a iniciativa de produção dos livros e da série é fruto do trabalho do Conselho e de seus membros, além de resultado das alianças com entidades relevantes para o SUS, como a ABEn, a Rede Unida e a Opas.

“Os livros já lançados e os novos títulos que estão sendo preparados tornam visível a produção do controle social, demonstrando vitalidade, capacidade de resistência e iniciativa, que foi fundamental para o enfrentamento da pandemia, mesmo em condições tão adversas como a que caracterizou a resposta brasileira, afetada pelo negacionismo e omissão do governo federal e de parte da sociedade”, ponderou a psicóloga.

A conselheira nacional de saúde pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Madalena Margarida da Silva, também esteve presente no lançamento dos livros junto com o coordenador geral da Rede Unida e editor chefe da Editora, Alcindo Ferla, que agradeceu a parceria com o CNS e com a Opas, assim como o esforço dos autores e autoras.

Segundo Alcindo, “os originais foram produzidos em tempo muito reduzido, se compararmos o tempo médio de produção de capítulos e livros, demonstrando uma capacidade de análise e síntese muito relevantes, que foi reconhecida também pelos avaliadores dos materiais, antes da publicação”. E o editor-chefe foi além: “respeitar o fluxo regular de disseminação científica foi uma decisão importante, uma vez que as publicações pretendem o reconhecimento como bibliografia válida para contar das práticas do controle social. Este último, que ultrapassa a condição de campo empírico de pesquisas acadêmicas e se torna reconhecido também como produtor de conhecimentos e tecnologias”.

CNS no 73º CBEn 

Durante o 73º CBEn, o CNS realizou um ato político para intensificar a mobilização para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília (DF), com o tema Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

O colegiado também promoveu a Mostra Audiovisual: Pandemia, Saúde e Participação Social, com a apresentação de oito documentários produzidos em parceria com o Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estarão disponíveis em breve. 

Fonte: Rede Unida

 

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página