Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mesa diretora do CNS e representantes dos Conselhos Estaduais dialogam com equipe de transição do novo governo

4CNGTES ETAPAS Final 1

Início do conteúdo da página

Mesa diretora do CNS e representantes dos Conselhos Estaduais dialogam com equipe de transição do novo governo

  • Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 11h10
imagem sem descrição.

Reunião ampliada do CNS expôs prioridades do Controle Social para representantes da equipe de transição do governo eleito.

A mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) contou, nesta terça (29/11), com a participação de presidentes e secretários-executivos dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES) de todo Brasil. A reunião conjunta recebeu representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e membros da equipe de transição do novo governo.

O diálogo com membros da equipe de transição de governo da área da saúde foi destaque do primeiro dia de reunião. O presidente do CNS e membro da equipe de transição, Fernando Pigatto, convidou os ex-ministros Arthur Chioro, Alexandre Padilha e Humberto Costa, e o deputado eleito Daniel Soranz (Secretário Municipal do Rio de Janeiro),  para discutir juntos aos conselheiros prioridades do Controle Social. 

Arthur Chioro explicou que a equipe de transição na área da Saúde é composta por 20 membros, encarregados de fazer um diagnóstico da área da Saúde,  contendo os principais problemas atuais e recomendações ao presidente eleito. “Amanhã será entregue o relatório preliminar com o diagnóstico da equipe de transição. Serão abordadas recomendações e revogações urgentes, assim como pontos abordados no documento encaminhado pelo CNS”, afirmou.

Os membros da equipe de transição ainda expuseram os planos do governo eleito para a recomposição do orçamento de 2023. Uma carta aberta contendo as recomendações do Controle Social foi oficialmente entregue à equipe de transição.

17ª Conferência Nacional de Saúde

Também foi destaque da pauta a importância da realização das conferências estaduais e municipais, preparatórias para a 17º Conferência Nacional de Saúde. Os conselheiros discutiram os principais desafios do controle social na atual conjuntura, e o papel das lideranças dos Conselhos Estaduais de Saúde para a realização das conferências. 

O representante do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Joarez Camargo, destacou que a capacitação de conselheiros é um dos grandes desafios a nível local, situação agravada pela troca de gestores. “A transição de governo tem dificultado a realização das etapas da conferência nacional, já que é preciso nova dotação orçamentária”,afirmou.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, José Araújo Júnior, destacou a necessidade de financiamento adequado para a capacitação. “A ferramenta mais importante dentro do Controle Social somos nós conselheiros. Por isso destinamos orçamento específico para tutoriais nos municípios”, comentou.

O presidente do Conass, Nésio Fernandes, ainda comentou sobre a importância da realização das etapas estaduais da 17ª CNS, se comprometendo com o apoio do Conass para que sejam realizadas em todos os estados.

Como encaminhamento da reunião foi elaborada uma agenda conjunta com prioridades do Controle Social a nível nacional, com as especificidades locais e regionais. 

 

Ascom

 

✅ Acompanhe o CNS:
👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude
🐦 twitter.com/comunicacns
💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns
💻 www.conselho.saude.gov.br
 (61) 3315-2560 (somente whatsapp)

registrado em:
Fim do conteúdo da página